Os Dez Maiores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Fernando “Fercom” dos Santos
01 - Piratas do Tietê – Laerte
Os Piratas, entre outras criações do Laerte, influenciam diretamente tudo o que eu tento ser como quadrinista. O jeito marcante e característico de criar HQs inusitadas, usando e abusado de cenários tipicamente brasileiros e urbanos, sem ser ufanista e acima de tudo valorizando a boa narrativa em suas obras. Não é à toa que o Laerte é considerado um dos grandes nomes da HQ nacional!
02 - Groo – Sergio Aragonês & Mark Evanier
Groo é o principal exemplo de como fazer boas histórias engraçadas e com bons enredos, pelo menos o período inicial do personagem,que foi publicado aqui pela Abril. As histórias atuais já não são tão divertidas mas o Aragonês continua sendo um artista fenomenal.
03 - Quino – Conjunto da obra
Embora a “Mafalda” seja seu clássico incontestável, há muita coisa em sua obra que merece destaque como, por exemplo, suas publicações de cartuns “Cada um em seu lugar”, “A mim no me grite!”, entre outras, que mostra o quão extraordinário é o trabalho de desse grande artista argentino.
04 - Akira – Katsuhiro Otomo
Akira é uma obra tão importante para os quadrinhos quanto Cavaleiro das Trevas ou Watchmen.Talvez ele seja o principal responsável pela popularização do mangá no planeta (tá certo que o filme também ajudou...). De qualquer forma, é uma obra única e uma excelente história!
05 - A Saga de Diógenes ("O dobro de cinco", "O rei do ponto" e " A soma
de tudo -partes I e II") - Lourenço Mutarelli
A clássica trilogia (em quatro partes) do Mutarelli, é no mínimo uma aula de como contar uma boa saga em quadrinhos. Uma trama magistral, cuja arte não deixa nada a desejar aos, assim chamados, “grandes mestres” da HQ mundial. Mutarelli fez por merecer tal status, mas lhe faltou reconhecimento!
06 - Hellboy – Mike Mignola
Mignola acertou em cheio quando resolveu misturar elementos de terror (zumbis, vampiros, lobisomens, etc), lendas folclóricas e outros mitos de várias regiões do mundo com a boa e velha pancadaria típica dos super-heróis. Resultado: histórias ricas e diversificadas, competentemente executadas!
07 - Subversivos – André Diniz
Subversivos aborda um tema delicado e polêmico (a ditadura militar brasileira) numa trama bem elaborada cuja narrativa impecável e envolvente, nos transporta pra muito próximo da “realidade” dos personagens ali apresentados. É acima de tudo uma excelente história em quadrinhos!
08 - Authority – Warren Ellis e Mike Millar
Essa revista é a “renascença” do gênero de super-heróis e ajudou a implantar um ponto de vista menos careta e ingênuo,com menos fantasias coloridas e mais “autoridade”. Abriu caminho para séries como Supremos, Procurado, Kick Ass, The Boys, e outros supertipos que levam um pouco mais a sério esse papo de “super-herói”.
09 - Heavy Metal – Vários autores
Durante muito tempo as únicas opções de quadrinhos eram Marvel, DC, Disney ou turma da Mônica e só! Daí surgiu (pra nós aqui no Brasil) a Heavy Metal, apresentando algo diferente e ousado. A HM nos apresentou alguns dos melhores quadrinhistas europeus: Fernando de Felipe, Alfonso Azpiri, Serpieri, Juan Gimenez entre tantos outros. Infelizmente a maioria desses nomes ainda é meio desconhecida do grande público.
10 - As adaptações de Conan para os quadrinhos – Roy Thomas, John Buscema, Ernie Chan, Kurt Busiek, Gary Nord, entre outros
Tanto na versão da Marvel ou da Dark Horse, o Conan das HQs deve ser o melhor personagem já criado em todos os tempos! Sua forma física é perfeita, ele enfrenta e vence desafios que fariam o próprio Superman borrar aquela cuequinha que ele usa por cima da calça, e quase sempre transa com as mais belas mulheres que participam de suas tramas. É o personagem perfeito! Independente da história é certeza que ele vai se dar bem e transar com alguma gata!