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Por Rodrigo Febronio e Manoel de Souza 07/06/2010 Em 27 de fevereiro ocorreu no Senac-Scipião, em São Paulo, SP, a 26a edição do Troféu Ângelo Agostini, a mais antiga premiação dos quadrinhos nacionais. O evento foi criado em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC), com o intuito de reunir, incentivar e premiar profissionais de HQs. Segundo o organizador Worney de Souza, “a importância do prêmio está na sua durabilidade e no reconhecimento da arte de quem dedicou boa parte de sua vida aos quadrinhos e aos cartuns”. Para Worney, o Agostini é a única premiação que homenageia artistas que não são conhecidos do grande público, mas reverenciados pelos colegas. Para isso, existe a categoria Jayme Cortez, voltada para evidenciar os mestres das HQs brasileiras. Apesar da importância histórica e da boa vontade da organização, o que deveria ser um dia de festa foi uma cerimônia morna e com baixo comparecimento do público. Uma das atrações do evento foi um debate sobre divulgação de quadrinhos na internet, reunindo profissionais da área. Houve atraso e o debate foi reduzido para meros 30 minutos em prol da exibição do longa-metragem Tanga, Deu no New York Times, ignorado pelo público, que preferiu papear e conferir os títulos da banca de quadrinhos do coletivo Quarto Mundo. Uma grande HQ coletiva começou a ser desenhada na premiação, mas teve poucas páginas. Logo no primeiro quadro, ironicamente, o pioneiro das HQs Ângelo Agostini reclama dos detratores do troféu que leva seu nome. Não é de hoje que jornalistas e artistas criticam o troféu Agostini por não considerá-lo mais um bom termômetro do que realmente é produzido nos quadrinhos nacionais. O sistema de votação é aberto ao público em geral por correio e internet, mas conta com um pequeno número de votantes: entre 300 e 350, segundo Worney. “Isso é mais ou menos o número de interessados pelo quadrinho nacional e um pouco menos dos que produzem quadrinhos no Brasil”, especula. O problema é que esse sistema de votação acaba invariavelmente trazendo resultados controversos. Geralmente, quem tem mais torcida se destaca, pois faz campanha para receber votos de amigos e conhecidos. Não há um julgamento técnico do material. Worney conta com defensores como o editor Franco de Rosa, um dos homenageados da edição de 2010 na categoria Mestre dos quadrinhos. O editor lembra que o colega faz reuniões com profissionais do ramo e organiza palestras e encontros sobre quadrinhos. “O Agostini só existe devido ao esforço total e exclusivo do Worney, que conduz e organiza o prêmio”, comenta. Worney de Souza se apoia na tese de que “os produtores do quadrinho nacional são divididos em dois blocos. Há os que ganham mais, estão na grande mídia e têm muitos amigos influentes. Do outro lado, existe uma maioria que ganha pouco e, muitas vezes, é reconhecida apenas no Ângelo Agostini”. Ele acredita que os “grandes autores” podem parecer melhores que os que publicam em revistas de pequenas tiragens, mas não são. O problema é que deixar o mérito artístico em segundo plano em prol de um discurso pelos fracos e oprimidos pode ser nocivo aos quadrinhos, e desvaloriza tanto o Agostini quanto os artistas premiados. Ao enaltecer o melhor da produção brasileira, a premiação deveria focar no talento e tornar o troféu um objeto de desejo. Hoje, o processo parece estar baseado exclusivamente na popularidade dos concorrentes. O processo de votação precisa ser repensado, e Worney precisa de ajuda urgente nessa difícil empreitada. O troféu Ângelo Agostini merece um status que honre a importância de sua proposta. Ganhadores do Ângelo Agostini 2010 > Melhor desenhista: Adauto Silva > Melhor roteirista: Laudo Ferreira Jr. > Melhor cartunista: Sivanildo Sill > Melhor lançamento: Roko-Loko – Hey Ho, Let’s Go! (Editora Rock Brigade) > Melhor fanzine: QI (Edgard Guimarães) > Troféu Jayme Cortez: José Salles (Editora Júpiter II) > Mestres do quadrinho nacional: Franco de Rosa, Henrique Magalhães e Rodval Mathias *Matéria originalmente publicada na revista Mundo dos Super-Heróis # 21 |
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