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Por Bira Dantas 17/08/2009 BENDATI O Moa da Grafar que passou a notícia. O veterano chargista argentino (radicado no RS) Anibal Bendati foi velado na capela 2 do Crematório Metropolitano. Puxa, apesar de não ter conhecido pessoalmente este argentino/gaúcho na minha recente viagem a Porto Alegre, seu traço na Edição de Risco editada pela Grafar chamou a minha atenção. Estilo clássico de cartum, que lembrava muito traços de cartunistas americanos que trabalharam em animações como Pantera Cor de Rosa e o Inspetor, Bendati nos fazia rir pelo desenho brilhantemente bem humorado. Saludos, compañero! Ele deixará saudade, pelo que vemos do que seus companheiros da Grafar escreveram abaixo. Mais sobre o chargista aqui. Fiquei sabendo pelo Hunter (Pedro Bouça) da lista Euro Quadrinhos: a antiga colorista-chefe dos Estúdios Hergé estava morta. Ela foi a principal colorista dos estúdios de Hergé e, segundo Pedro, "foi a responsável pela colorização de boa parte dos álbuns do Tintim". Eu particularmente gosto muito dos tons sofisticados e "blazés" das suas cores. Nada se sobressai demais. Exceto o quadriculado vermelhão do foguete nos álbuns Rumo à Lua e Explorando a Lua. Pedro fala mais: "considerando o altíssimo nível das cores desses álbuns, isso faz dela uma das melhores coloristas da história dos Quadrinhos. Viúva de um ex-colaboracionista belga que fugiu para a Argentina após a guerra (o que não o salvou de uma morte rápida por lá), ela voltou para seu país natal com um filho pequeno no colo e nada no bolso. Através da intervenção de uma amiga, a esposa do barão Baudouin Van den Branden de Reeth, secretário de Hergé, ela consegue emprego na redação da Tintin belga, de onde eventualmente ascende para os Estúdios. Eventualmente Hergé contrata um novo assistente, Joseph Loeckx, hoje mais conhecido como Jo-El Azara. Apesar da diferença de idade (ele tinha apenas 17 anos!) os dois se apaixonaram e ficaram juntos desde então. Eu encontrei o simpático casal no Festival da Amadora três anos atrás e essa notícia me deixou bastante chateado". A fonte da notícia é o Comics Reporter. Eu ouvi muuuuuuuito este gênio da guitarra, criador da guitarra elétrica e dos modernos estúdios de gravação, com gravação de instrumentos em canais individuais. Ouvi dizer que ele ganhou pouco dinheiro com música, mas ganhou muito alugando seus estúdios de som. Gravou Jazz, Blues, Country, quase todos apenas instrumentais até que conheceu Mary Ford que passou a cantar com ele. Gravou um disco maravilhoso com Grady Martin e Hank Garland (The Guitar Genius), escutei este LP até quase furar (rs). Aqui no Washington Post, uma ótima matéria sobre sua carreira. |
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