NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Meninas Viciadas #8
Por Matheus Moura
04/12/2008

A MRD Editora é uma editora subterrânea, ou underground – como as pessoas costumam falar – capitaneada por Beto Martins. Já há um tempo nas páginas do zine Meninas Viciadas (28 páginas, em Xerox, R$ 3,00) - que atualmente está no número oito e é o foco desta resenha – o quadrinhísta Watson Portela vêm colaborando com HQs curtas e inéditas, o que acaba por ser o carro chefe do zine.

Infelizmente estes Quadrinhos do Watson já não possuem mais a mesma força que, por exemplo, durante a década de 1980. Os traços de Watson continuam bons, e até melhores que antes. Entretanto, o “recheio”, que é a história em si, deixa a desejar com histórias geralmente nonsense e sem muito a acrescentar ao leitor, a não ser cenas picantes com seios à mostra. Mas, desta vez a HQ de Watson surpreende ao apresentar ao leitor um episódio na vida de um assassino serial, na história Ecos da Vida (Enigmas). Os enquadramentos e fluxo da história são muitos bons. Até mesmo a narrativa nos recordatários não soou artificial. É a força do quadrinhísta retomando sua gênese. Logo em seguida há outro autor já “carimbado” no cenário nacional: Luciano Irrthum, que nos apresenta uma HQ de três páginas e sem título. Os desenhos de Irrthum mantêm-se peculiares, disformes, e, até escatológicos. Descrever a história é narrá-la, já que não há palavras (a não ser um último balão) e as surpresas se perdem se falar mais da HQ. Há também no zine algumas ilustrações. Duas delas foram feitas por Henry Jaepelt, as outras duas por: Michel e Fábio Turbay. No índice há a indicação de Renato Coelho, sinceramente não achei onde está a colaboração dele. Pode ser um pequeno poema, que está aos pés do desenho de Michel e não é assinado, mas vai saber!

De histórias ainda têm duas: Mad After Vagina, assinada por Soter Bentes; e O Tempo Sobre a Terra, de Beto Martins. A primeira possui seis páginas e da mesma maneira que começa acaba: do nada! Os traços do Soter estão bons, com boa anatomia, bom uso de claro e escuro. A trama mesmo parece um filme pornô, qualquer coisa é motivo para se iniciar a transa. Já a segunda HQ, de Beto, têm quatro páginas e tem a veia autobiográfica, apesar de não o ser. Nela um rapaz mostra sua infância até chegar à adolescência e a fase adulta; quando adulto, tenta repetir algumas experiências com seu filho e é frustrado. A condução da história é boa, com um ótimo texto, bons desenhos, apesar de sujos - porém tenho a impressão de isto ser proposital. O maior defeito desta HQ é justamente onde não deveria ser: no último quadro, no fechamento! O autor encerra a história com uma tirada infundada aos vegetarianos. Seria interessante se o que ele colocasse lá tivesse sentido, mas não tem. Acaba que Beto Martins “dá um tiro no pé” ao final de O Tempo Sobre a Terra, uma pena.

Fica a dica aos leitores. O zine é bom, possui grande quadrinhistas em suas páginas, mesmo não tendo todo o potencial deles explorado. Vale à pena conhecer o material. Para adquirir o zine Meninas Viciadas #8, basta escrever uma carta para: MRD Editora – C. Postal: 216 – CEP 38440-970 – Araguari-MG ou para o email: mrdeditora@ig.com.br.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web