Enquanto aguardamos por aqui uma possível tradução do GURPS 4ª Edição, os gringos recebem novos suplementos para esse RPG que é com excelência o mais eclético de todos os sistemas. E uma marca registrada do Sistema GURPS é possuir suplementos para outros suplementos!
O primeiro lançamento vai agradar e muito os jogadores de GURPS Space, suplemento que permite partidas onde os personagens se tornam exploradores espaciais no estilo Jornada nas Estrelas ou combatentes espaciais no estilo Star Wars. GURPS Spaceships permite ao jogador construir naves espaciais de todos os tipos e tamanhos com muitos detalhes importantes e o que é essencial: sem tomar muito do tempo dos jogadores! Seguindo uma tendência do GURPS 4ª Edição esse sistema é mais dinâmico e ágil que seu predecessor, onde um jogador acabava se perdendo em meio a tantas regras para construção de naves espaciais. Algum defeito? Aparentemente no livro não traz a informação de deslocamento das naves para combate, o custo das mesmas e outras coisinhas que sabemos acaba dando um sabor especial ao jogo. Mas segundo eles isso será compensado num futuro suplemento, o que me faz pensar que se por um lado é bom um sistema ter bastante suplementos por outro a Steve Jackson Games exagera com GURPS! O livro foi escrito por David L. Pulver, Editado por Jake Steinmann, tem 70 páginas e está disponível no site da empresa em formato PDF por US$9,95.
O segundo suplemento é mais para aqueles que gostam de magos e seus truques favoritos. GURPS Thaumatology traz novos sistemas de magia, novas fontes de mana, muitas regras para se usar magia em situações extremas como em vôo por exemplo; traz novas escolas de magia e regras para estilizar magia clerical e ritual, novas magias como magias rúnicas, ritualísticas e as regras da terceira edição de mana ilimitada. É um dos livros mais completos sobre o assunto (talvez perdendo apenas para o Ars Mágica) e foi escrito por Phil Masters, editado por Sean Punch, tem 275 páginas e sua versão PDF custa US$ 29,95.