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Resenha: Superalmanaque Ultrax
Por Eloyr Pacheco
05/05/2008

O traço de meu “quase-xará” (como ele mesmo diz) Eloir Carlos Nickel (meu nome é grafado com ípsilon) sempre me agradou muito. Sua versatilidade é algo “sobrenatural”. Não. Ele não psicografa, não. Sua versatilidade é resultado de muito esforço e disciplina. Quando recebi dele em primeira mão as páginas das histórias de Ultrax em PDF para eu ler fiquei fascinado, encantado mesmo. Infelizmente não pude fazer muito para ajudá-lo a lançar o material. Fiz alguns contatos infrutíferos. Quase dois anos depois ele encontrou um caminho, uma solução. A tiragem por demanda, sistema que cresce muito atualmente, foi a saída para tirar da gaveta e da Internet as HQs produzidas. E como valeu a pena a paciência e o esforço de Eloir. Ele trata o Superalmanaque Ultrax (já noticiado aqui) carinhosamente como “almanacão”, e é mesmo: são 170 páginas de Quadrinhos. Em algumas partes das páginas das HQs encontramos pistas do período de produção: 2002, 2003 e 2005. As sete edições planejadas acabaram sendo reunidas no álbum (menos as capas, que senti muito a falta). Os textos escritos na época do fechamento de cada edição foram mantidos da forma como foram escritos, isso ajuda a compreender o projeto como havia sido concebido. Eloir e Alexandre Lobão poderiam ter feito um texto novo para a nova edição, mas preferiram assim.

Todas as HQs são aventura pura. Num ritmo que gosto e acredito que ainda pode funcionar. A narrativa gráfica de Eloir é ótima, às vezes “didática”, ajuda o leitor a “caminhar” pela história. Os roteiros, tanto dele, como de Lobão, são fascinantes, prendem a atenção do leitor. Às vezes explicações pseudocientíficas são dadas de forma bastante convincente, isso é que é verossimilhança. Ultrax é um personagem que também cativa. De uma origem simples, ele caminha para aventuras fantásticas e nos leva com ele. A trama é bem conduzida e a amarração dos capítulos também funciona muito bem. Vou tentar falar um pouco de cada HQ sem entregar o jogo todo (surpresas devem ser guardadas para o leitor, bem, pelo menos algumas delas!). Ultrax #1 - A Origem: Carlos Couto, depois de escapar de um ataque alienígena a um grupo de cientistas na Antártica é (podemos dizer) abduzido pela Unidade Processadora ZGG-Y-451, ainda em funcionamento numa nave abandonada, que o salva da morte. O ataque foi feito por Sargozz que procura extrair secretamente o mineral Trilitium do planeta Terra. Na confusão, o “computador”, que a essa altura já se “manifestou” para Carlos como Spock e Super-Homem (e depois aparece como Scully,de Arquivo X; Albert Einstein, e até mesmo Silvio Santos), lhe entrega o traje de um patrulheiro galáctico. Muita coisa acontece nesta origem. Resumindo: Carlos aceita o uniforme, é capturado por Sargozz e a letal (não podia perder essa) Letha; conhece Hull-Traax... O resto só lendo, não vou estragar a diversão.

Embora simples e, até certo ponto, utilizando clichês, Nickel fez um ótimo trabalho. A origem de Ultrax é legal e bastante divertida. Em Ultrax #2 - Vingança! Grita o Alucinado Ultrax enfrenta um ser gigantesco que é resultado de uma experiência com drogas desconhecidas. Qualquer semelhança aqui com o Hulk é proposital! (Risos!). Ultrax #3 - Crise na Lua tem a estréia de Alexandre Lobão no roteiro. Ultrax descobre os Krah-Niox, uma raça alienígena transmorfa escondida na Lua e com planos de conquistar a Terra. Nesta aventura Ultrax também conhece a astronauta italiana Amanda Rosselli, por quem se apaixona. Ultrax #4 - Além da Imaginação, também com roteiro de Lobão, homenageia a famosa série de TV (Twilight Zone). Nesta HQ Ultrax é atacado por um ser que o faz passar por uma intensa batalha mental. No final da história ele decide ir até a casa de Amanda onde é atacado por um Krah-Niox (?). Ultrax #5 - A Ira do Supremo, também com roteiro de Lobão, Ultrax descobre que a verdadeira Amanda ainda está na Lua e que os Krah-Niox estão se preparando para invadir a Terra. Ultrax #6 - O Fim do Mundo (escrita e ilustrada por Nickel) mostra Ultrax viajando pelo tempo depois que descobre que a Terra foi destruída por Letha. Ultrax se une a Ultrax e... Ah, espere aí! Não vou estragar. Esse roteiro é sensacional e eu não vou estragar as surpresas. Basta essa: Ultrax se une a Ultrax! Ultrax #7 - Programa de Índio (com roteiro de Lobão) é uma história que se passa na selva amazônica. Só vou dizer isso! E.C. Nickel realmente homenageia o mestre Jack Kirby. Bebe numa fonte que realmente marcou os Quadrinhos de super-heróis.

Envolvente! Esse pode ser um bom adjetivo para se aplicar ao álbum. Eu me diverti muito lendo o Superalmanaque Ultrax. E revivi aquele ótimo gostinho das histórias de super-heróis dos anos 1960 que eram mais ingênuas, mas sempre interessantes e atraentes. Parabéns, Eloir! Parabéns, Lobão! E obrigado por me proporcionarem essa agradável experiência.

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