NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: A Guerra das Sombras – O Livro de Ariela
Por Cadorno Teles
07/04/2008

O carioca Jorge Tavares criou um mundo no melhor estilo tolkieniano, nos melhores moldes de um bom romance de fantasia. E vanglorio por ser mais um brasileiro, juntamente com André Vianco, J. Modesto, Orlando Paes Filho, Daniel R. Salgado e Daniel Pedrosa, entre outros, cada qual com seu modelo de narrativa, compondo ficção fantástica para o deleite do público leitor. A série de Tavares, A Guerra das Sombras, chega ao segundo tomo, após o primeiro volume O Livro de Dinaer, O Livro de Ariela (352 páginas, R$ 35,00), é lançado pela editora Novo Século, que continua trazendo às livrarias uma nova geração de escritores, acreditando no valor no talento de cada um deles. Com Jorge Tavares, diplomata carioca usa o tema fantasia de forma madura, desenvolvendo uma história de fantasia medieval com poucos representantes em nosso país, temos ao longo das páginas romance, mistério, aventura e muita ação.

A narrativa se passa doze anos depois dos acontecimentos ocorridos no primeiro volume: Rairom Guenar, o jovem mago que lutou contra o Império das Sombras, está meio que enfermo após uma batalha. A princesa Ariela Delonier de Delon o acompanhará em uma jornada através da península Oreânica em direção às Montanhas Queialiam para cuidar de suas enfermidades. Antes do início da viagem, Ariela tem uma visão divina, que a avisa da vinda do Aloraim, a encarnação do próprio mal está próxima. Logo, ela descobre que Rairom é o enviado do mal, e como sacerdotisa da Rosa Negra ela tem que destruir o inimigo (Aloraim) para salvar o mundo conhecido, e assim empreende a jornada para ter a oportunidade de matar o jovem mago. Com o passar do tempo, em meio aos perigos da viagem, Ariela, com a convivência, passa a ver Rairom como um bom homem, cheio de virtudes e acaba se apaixonando por ele e se casando. Tomando essa decisão, qual será o seu futuro? Como seus pais receberão a notícia? Aliás, com uma guerra se aproximando, que dificuldades o casal irá encontrar?

Respostas a essas e mais perguntas que aparecerão ao leitor nas páginas de O Livro de Ariela, que diferente de O Livro de Dinaer, procura mostrar o lado humano de seus personagens, preso aos sentimentos, de amor e ódio, em um confronto que Tavares analisa em um artigo como "moldada com o fogo do velho conflito e sedimentada em textos escritos pelo fundador de sua cidade dois mil anos antes de seu nascimento. É bela essa visão de mundo, embora tenha algo de sombrio. A beleza está na aliança com as forças da Luz, que se traduz em valores elevados. A sombra está no fardo de defender a humanidade e o universo contra o mal. É justamente este fardo que a narradora será forçada a confrontar". Narrado pela própria princesa Ariela, o livro possui uma linguagem simples, apesar dos nomes de lugares e das personalidades, típicos da ficção fantástica; um cenário que leva o leitor a um "mundo fruto da decadência de um império, que, mesmo sem saber, vive as conseqüências de um passado já quase esquecido. Um passado que não está morto, mas que, ao contrário, reverbera de forma poderosa sobre o presente, ameaçando determinar de forma irreversível o futuro".

O mundo que Tavares construiu, é bem detalhista; vemos os diferentes aspectos de uma sociedade estranha a nossa bem descritos, como cultura, política, economia e religião, além é claro de uma geografia que em cada livro aumenta com mapas que mostram onde a ação está ocorrendo. A ambientação aborda assuntos reais com fictícios, como por exemplo, a temática da balança do poder em relação à magia e aos poderes dos deuses. Outro ponto que vale chamar a atenção, é que tanto no primeiro volume, como no segundo há um desfecho satisfatório para o leitor, lembrando que ainda sairão dois volumes, O Livro de Laios e O Livro de Iazmein, e todos os quatro volumes estão interligados de uma maneira que instiga a curiosidade e alguns personagens da obra segundo o autor, estão antevendo o seu futuro, se preparando para um final que irá surpreender.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web