NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: O Segredo do Castelo Cant
Por Cadorno Teles
06/03/2008

Cant, um pequeno lugarejo perdido na Inglaterra, um baronato de tamanho reduzido e de geografia perdido. Em alguns mapas é encontrado com dificuldades, dando a impressão de que nem existe, e para muitos há dúvida sobre a localização do lugar. Mas, para o editor norte-americano K.P. Bath, Cant é um local único, parecendo um daquelas terras encantadas criadas por escritores de contos de fada, contudo se torna cenário de uma emocionante história ambientada na realidade, que Bath conduz após uma ampla pesquisa em cartas e documentos da Biblioteca Baronial de Cant no livro O Segredo do Castelo Cant (The Secret of Castle Cant, Rocco, tradução de Angela Meline, 304 páginas, R$ 38,00). O autor em nota diz que: "(...) ao ler meu manuscrito, os editores pestanejam, espantados, querendo que eu transforme Cant num reino mágico de fadas que não aparecem em mapa algum – como se eu não passasse de um cansativo fabulista". Diferente, mas não deliberadamente não existente, escondido e isolado, o baronato é um lugar que ainda vive como se estivesse na Idade Média e Bath conta a aventura de uma menina dessa terra quase que imaginária nos dias de hoje.

A jovem Lucy Wickwright é a personagem principal do livro; levava uma vida feliz até o fatídico dia em que seus pais e seu irmão mais novo foram cruelmente assassinados, deixando-a órfã. Desde esse dia, Lucy se torna criada da filha do Barão de Cant – a adorada & honorável Pauline Esmeralda Simone-Thierry von Cant. Lucy faz tudo que sua ama manda, e sempre assume a responsabilidade por alguma encrenca que Pauline causa. No entanto, o seu entusiasmo em agradar a todos a coloca no meio de uma rebelião, uma conspiração que promete abalar e destruir os alicerces do Baronato e derrubar o poder do Barão. Contudo, quando Lucy descobre um segredo surpreendente que irá conduzir a rebelião para outro patamar, Pauline terá que optar por trair o namorado ou aderir à revolta após esse segredo ser revelado.

Narrado em um tom humorado e coloquial, O Segredo do Castelo Cant, estréia de Bath como escritor, mostra que o autor possui muito talento para a ficção de fantasia e histórica. Lucy é uma personagem maravilhosa, inteligente, determinada, suas espirituosas observações sobre Pauline e outros personagens do livro são agradáveis de se ler e suas aventuras são entusiasmadas, mesmo enfrentando o perigo. A caracterização do cenário e dos personagens, como o astrônomo-chefe Luigi Lemonjello que jamais punha os pés no chão ou Costive Guntz, o gramático lunático, faz desse livro uma divertida mistura de história e fantasia, sobre coragem, devoção, amor e liberdade. Cativante do início ao fim.

O autor
K.P. Bath nasceu em Tipton, Indiana. Sempre foi aficionado por literatura e antes de formar-se em Belas Artes já escrevia seus próprios textos de ficção. Teve suas primeiras histórias publicadas em diários literários. Atualmente, é editor do jornal Asian Report, em Portland, Oregon. É voluntário na biblioteca infantil local e faz parte do conselho da Fundação Asian Report, órgão beneficente que providencia bolsas universitárias para alunos asiáticos. O Segredo do Castelo Cant é seu livro de estréia.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web