O filme brasileiro Estômago (imagem ao lado), do diretor Marcos Jorge, venceu o prêmio de Melhor Filme e seu protagonista, João Miguel, levou o de Melhor Ator no fechamento do 11º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este (Uruguai). "Para mim é muito importante ver que o público ibero-americano gosta de 'Estômago' e estou muito feliz que o júri tenha compreendido e amado este filme", disse. O festival uruguaio tem "a dimensão ideal" deste tipo de festival, disse o diretor brasileiro, que estréia com o longa-metragem após trabalhar em cinema publicitário e documentários.
Para ele, Punta del Este é um espaço "quente" no qual pode-se falar de cinema com outros produtores e com o público. Sob a aparência de comédia satírica, Estômago narra a história da ascensão e queda de um cozinheiro com dotes especiais e convida a uma reflexão crítica sobre as diferentes camadas sociais. O protagonista João Miguel ganhou o prêmio de Melhor Ator por seu papel neste filme e em Mutum, dirigido pela brasileira Sandra Kogut. No festival, inaugurado no domingo passado, competiram na seção oficial 17 obras de Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, França, China, México e Venezuela e foram projetados quase cem títulos entre longas-metragens, documentários e curtas. Durante a festa de encerramento do festival foi homenageada a atriz argentina Graciela Borges, protagonista de mais de 50 títulos do cinema e de filmes para televisões nacionais e internacionais.
O júri da seção PuntaDoc agraciou Jogo de cena, do diretor brasileiro Eduardo Coutinho, como Melhor Documentário e outorgou menção especial para o filme Ultimo instante en la patria de la felicidad, do argentino Alejandro Fernández Mouján. O brilho dos meus olhos (Allan Ribeiro, Brasil) ganhou o prêmio principal da categoria de curtas-metragens MalCine, na qual o argentino Lucas Shannon se destacou como Melhor Diretor com Proyecto Diorama. (com agência Efe)