NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Conexão #0
Por Eloyr Pacheco
18/01/2008

A revista Conexão #0 foi lançada no evento de premiação do I Concurso de Histórias em Quadrinhos de Londrina, realizado no Museu de Arte de Londrina no final de 2007. A edição publica os trabalhos de todos os premiados no concurso realizado pela Gibiteca de Londrina e pela ONG Flápt! – Associação dos Colaboradores da Gibiteca de Londrina, com o patrocínio do PROMIC, da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.

O projeto editorial da revista é muito interessante, mas peca no seu desenvolvimento; o projeto gráfico, embora a impressão seja muito boa, é fraco, inconsistente, sem personalidade. A começar pela capa que mais parece uma peça publicitária. Os muitos erros passados pela revisão (que acredito nem ter sido feita) poderiam ser evitados facilmente. Felizmente, as HQs da edição são boas e interessantes. Aqui, encontramos mais um erro crasso causado pela falta de experiência dos editores: nos créditos das HQs encontram-se apenas o pseudônimo dos autores, que foi uma exigência para se inscrever no concurso. Poderiam ter sido publicadas também pequenas biografias dos premiados. Essa falta de informações prejudica o valor de registro histórico e a valorização de seus autores, que nem sempre são conhecidos pelos seus pseudônimos. Creio que, no caso, nenhum deles utilize o pseudônimo que escolheu, pois isso poderia identificá-lo. Os nomes completos dos autores das obras estão relacionados no site da Flápt! (que às vezes está grafado sem acento, noutras vezes com acento; neste artigo optei pela grafia utilizada no logotipo). A HQ vencedora é Planetoons – O Nascimento da Terra, de Marlon Tenório (Marlon Amorim Tenorium); em segundo lugar Los Três Manos, de Marcos Roberto, e em terceiro lugar Godixedo O Deus da Sombra, de José Rodrigues da Silva, e menção honrosa para Menino, de Alekcey Willians Carvalho da Silva. As Tiras e as Ilustrações classificadas também estão na edição (veja a lista completa dos ganhadores aqui).

A edição apresenta uma ótima idéia: o Caderno Flápt! que traz os textos O que é a Gibiteca de Londrina? (sem crédito); A importância do roteiro, de Mikael Bissoni; Heróis e anti-heróis, escrito por Carlos Alexandre Guimarães; Quadrinhos – O texto que não foi escrito, de Elena Maria Andrei, e Histórias em Quadrinhos – Mitos e formas narrativas, de autoria de José Abílio Perez Junior, que considero o melhor texto da edição. Este artigo pode ser lido na íntegra aqui no Bigorna.net. Outra ótima idéia foi a de não vender a publicação, ela está sendo distribuída na cidade gratuitamente. Isso é bastante importante, não só para a divulgação da HQ, mas também para estimular o hábito da leitura. Um exemplo a ser seguido. Embora a edição tenha pecado em inúmeros aspectos, o que vale é a iniciativa e a coragem na realização de eventos como este e publicações como esta, muito importantes para a difusão da HQB. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web