A HQ 30 Dias de Noite (Devir Livraria), criada pelo roteirista Steve Niles em parceria com o ilustrador Ben Templesmith, se passa na pequena e isolada cidade de Barrow, no Alaska, que em determinada época do ano fica durante 30 dias na mais completa escuridão. O problema é que um grupo de vampiros resolve “fazer a festa” por lá e se alimentar do sangue dos habitantes da pacata cidadezinha...
Sem a luz do Sol para atrapalhá-los, os vampiros eliminam grande parte da população de Barrow, até que apenas um grupo de sobreviventes, liderado pelo xerife Ben Olemaun e sua esposa Stella, consegue se esconder dos sugadores de sangue. Uma trama paralela sobre pessoas que vigiam os passos dos vampiros é mostrada durante a história principal, mas isso não é muito bem explicado e fica em aberto para ser explorado nas continuações da HQ. 30 Dias de Noite conta com um final até certo ponto chocante e inesperado (não tanto para fãs de carteirinha de filmes de terror), mas o fato é que Niles conseguiu revitalizar o gênero com essa HQ e depois emplacou outra série de sucesso: Criminal Macabre.
A arte de Templesmith se encaixa com perfeição na proposta da obra: assustar; suas pinturas retratam os vampiros como criaturas monstruosas que consideram os seres humanos apenas como “comida”; há várias cenas repletas de violência e sangue. Esta reimpressão do álbum 30 Dias de Noite traz prefácio de Clive Barker (Hellraiser), galeria das capas originais da minissérie 30 Days of Night e biografias dos autores. Imperdível para fãs de HQs de terror.