NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Goosebumps 12 - O Lobisomem do Pântano da Febre
Por Cadorno Teles
05/11/2007

Calafrios que divertem

Para aqueles que são fãs de terror, a série Goosebumps, escrita pelo norte-americano Robert Lawrence Stine, mais conhecido como R.L. Stine, é apenas uma amostra deste universo que atualmente insere na nossa mente o medo em sua escala máxima. A série, apesar de ser para o público jovem, conquistou fãs de todas as idades, com bons sustos em histórias de poucas páginas, mas com um enredo dentro de clichês típicos do terror e com os desfechos da trama sempre não muito felizes. Os livros causaram calafrios por onde passaram e retornam ao Brasil pela editora Fundamento, agora com a série completa. Alguns a consideram o Harry Potter dos anos 1990 pelo número de livros vendidos; foram lançados 40 volumes pela editora Abril.

No livro O Lobisomem do Pântano da Febre (The Werewolf of Fever Swamp, Fundamento, 88 páginas, R$ 24,00) Stine nos conta a história de Grady e sua família – seus pais e sua irmã, Emily – que se mudam para as proximidades do Pântano da Febre, no sul da Flórida, por causa de trabalho de seu pai, que estuda o comportamento dos veados pantaneiros que habitam aquela região. Logo se torna amigo de outros jovens, Will Blake e Cassie, e juntos freqüentemente exploram o pântano. Grady convence seus pais de ficar com um cachorro com aspecto estranho, que passa a ser chamado como Lobo. No entanto, estranhos uivos são ouvidos durante a noite e alguns animais aparecem mortos pela manhã e seu pai decide matar o animal. Contudo, Grady ajuda o cão a fugir, por saber que ele não era o culpado de tudo. Assim o mistério, o medo e a euforia atraem a curiosidade do garoto para descobrir o que tem escondido nas noites do Pântano da Febre. E descobre algo assustador: seu amigo Will é um lobisomem, que o ataca, mas é protegido pelo cachorro que salvara. Mas algo de surpreendente acontece após o encontro com o lobisomem, um segredo que Grady terá que esconder para sempre.

Stine aqui usa o bom clichê do lobisomem para criar uma atmosfera cheia de suspense entre os personagens e o leitor. Não há muitos sustos, não há descrições de assassinato, e sim nuances do terror que vemos nas telonas e em outros títulos do gênero. Escrita para jovens de 9 a 12 anos, a série Goosebumps poderia ter acompanhado a idade de seu fãs; R.L. Stine lançou uma nova série para maiores de 14 anos, iremos aguardar os títulos por aqui.

O Autor
Robert Lawrence Stine
nasceu em 1943, nos Estados Unidos. R.L. Stine, como é conhecido popularmente, é famoso pelas suas histórias juvenis de terror e suspense. Escreveu séries de livros de sucesso como: Goosebumps (que virou série de TV) e Hora do Arrepio. Stine também é autor da séries Rua do Medo e Fantasmas da Rua do Medo e de O Supersticioso, livro de suspense para adultos, todos publicados pela Rocco. Já escreveu mais de 100 histórias de mistério e policiais para adolescentes, todos best-sellers. Ele diz não saber de onde vêm suas idéias: "Só sei que tenho um monte de histórias de terror na cabeça e que não posso esperar para escrevê-las", declara. Suas histórias são basicamente de suspense e terror pra crianças e adolescentes, mais nunca é muito assustadora por causa da faixa-etária pra quem escreve. Ele diz: "Várias crianças vem me perguntar: Você viveu as histórias mesmo, daquele livro?! Sinto em dizer: Não...", diverte-se. (compilado da Wikipédia)

 Veja também:

Resenha: Goosebumps 9 - O espantalho anda à meia-noite

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web