|
Por Eloyr Pacheco 05/10/2007 A indústria cinematográfica mundial é tema da coleção Cinema no Mundo: indústria, política e mercado, que será lançada neste mês durante a realização da 31ª Mostra Internacional de Cinema. A coleção, um lançamento da editora Escrituras, é o primeiro projeto do Instituto Iniciativa Cultural e foi organizada por Alessandra Meleiro (PhD em Cinema e Políticas Culturais pela ECA/USP e pós-doutoranda pela Universidade de Londres), e foi viabilizada graças a um prêmio recebido da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, o PAC, em 2006, e ao apoio da Sony Brasil. Cinema no Mundo originou-se a partir do trabalho de pós-doutorado Dinâmica e Estrutura da Circulação Transnacional de Produtos Audiovisuais desenvolvido pela organizadora, que coloca a coleção como um guia para profissionais da indústria audiovisual e cinematográfica, estudantes de Cinema e comunicação, gestores públicos da área audiovisual e cinematográfica, cinéfilos e interessados no assunto. Cinema no Mundo: indústria, política e mercado é dividida em cinco volumes (África, Ásia, Estados Unidos, Europa e América Latina) e tem como autores dos artigos renomados acadêmicos da área de estudos de Cinema, analistas, pesquisadores e consultores em economia política do Cinema como Octavio Getino (da Argentina), Janet Wasko (dos Estados Unidos), Manthia Diawara e Keyan Tomaselli (da África), André Lange e Dina Iordanova (da Europa) e Shujen Wang (da Ásia). A indústria cinematográfica no Japão (Chris Howard); A distribuição de filmes na China continental (Shujen Wang); A conexão com a distribuição, pirataria e importação paralela em Hong Kong (Shujen Wang); A política cinematográfica brasileira para o século 21 (Jom Tob Azulay); A circulação global e local do novo Cinema argentino (Tamara L. Falicov); O porquê de Hollywood ser global (Janet Wasko); A falsa oposição entre “Hollywood” e “Independentes” investigada nos filmes de Steven Soderbergh (Drew A. Morton); As tendências e evolução do Cinema africano e sua ideologia (Ferid Boughedir); O papel dos festivais na recepção e divulgação do Cinema africano (Mohamed Bamba); O contexto político e institucional do financiamento público da indústria cinematográfica e audiovisual na Europa (André Lange e Tim Westcott); As várias faces dos festivais de Cinema europeus (Marijke de Valck) e Os padrões de competitividade e proteção da indústria cinematográfica alemã (Marc Silberman) são alguns dos artigos que podem ser encontrados na coleção. Saiba mais sobre a coleção Cinema no Mundo aqui. |
Quem Somos |
Publicidade |
Fale Conosco
|