Já não chega mais a ser novidade a adaptação de outras linguagens aos Quadrinhos. Na 5ª Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), a qual teve como homenageado Nelson Rodrigues, a adaptação da peça Beijo no Asfalto para as HQs teve destaque especial, contando até com a participação dos autores como personagens em uma apresentação teatral durante o evento. O livro – ou graphic novel, como a editora frisa na capa – é publicado pela Nova Fronteira, editora esta que faz parte do conglomerado de empresas da Ediouro, e foi transposto para a arte seqüencial pelas mãos de Arnaldo Branco (Capitão Presença) no roteiro e de Gabriel Góes na arte.
O livro possui capa avermelhada com alguns detalhes que dão a impressão de envelhecimento, como um impresso “das antigas”, o qual reforça o caráter de o velho novo (ou de novo!). Toda a história é dividida em três capítulos, cada qual mostrando momentos distintos na evolução da trama criada por dois sujeitos inescrupulosos, o jornalista e o delegado. Falando na trama, ela se baseia no fato de Arandir, ao ver um sujeito ser atropelado por um ônibus, ir ao seu socorro e acabar beijando o cara, na boca. O fato fica conhecido devido ao jornalista citado acima que publica a matéria em primeira página. O autor original consegue tratar a influência da mídia junto à opinião publica de forma surpreendente, sem cair no marasmo ou na pieguice. A forma como o desenrolar se dá é singular! Muito bem exploradas as fraquezas humanas. Com relação aos traços de Góes, estes são simples, porém bastante expressivos, contribuindo enormemente com o clima da história. Destaque para as sombras. Já Arnaldo consegue dar um ritmo certo para narrativa. O maior defeito fica mesmo com a forma de tratar os textos nos balões, por vezes é complicado entender sem uma releitura o que está sendo dito. Muitos pontos-finais durante uma mesma frase desnecessariamente.
Ao final de tudo há uma relação completa da obra de Nelson Rodrigues. Senti falta de um texto introdutório a respeito da obra e de seus autores. Beijo no Asfalto possuí formato 15,5 x 22,5 cm, 72 páginas e sai ao preço de R$ 19,90. É uma boa pedida.