NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Arquivos HQB #2
Por Matheus Moura
24/09/2007

Inicialmente anunciado em abril, o zine Arquivos HQB #2 (52 páginas, formato 15 x 21 cm) finalmente teve seu lançamento. Devido ao alto custo de produção da primeira tiragem o autor do projeto, Leonando Santana, havia cancelado o segundo número do zine e iria dá-lo como não lançado. Para nossa sorte o pessoal da Prismarte entrou como parceiros nessa empreitada possibilitando baratear o custo final, o qual originalmente saía por R$ 10,00 ao leitor, agora sai por R$ 6,00 mais o valor do frete.
 
As boas novas não param por aí. Além do preço mais em conta a capa possui uma belíssima ilustração exclusiva de Mozart Couto, a qual completa a surpresa inicial. A primeira história é justamente dele e se chama, Hyania; nela é narrado um pedaço da trajetória de um casal em um mundo que muito provavelmente não é a Terra. Na seqüência há a HQ 5º Grau, de Ataíde Bráz e Roberto Kasumoto, que mostra bem o comportamento arrogante do ser humano. Logo em seguida vem um texto que continua o iniciado no AHQB# 1, Depois do começo, o que aconteceu aos artistas da Grafipar, de Ivan Carlo (Gian Danton). A diagramação das seis páginas que compõem o texto e o índice foram feitas por Will.
 
Terminado o texto voltamos às HQs com Cereja, de Paulo Nery; a história é sobre a personagem Cereja, uma espécie de detetive (coronel?) espacial, a qual está em busca de um traficante. Esta história, mais do que as outras, mostra bem o clima cultural de massa da época: um país imerso na pornochanchada. A última história se chama Setha, de E. C. Nickel; os traços do autor me lembraram muito os de Barry Windsor Smith, quando desenhava Conan. A trama desta HQ é a respeito da desilusão humana e mostra um grande pessimismo a respeito dos atos políticos para o futuro. Na contra-capa há ainda a Galeria de Capas com a reprodução das capas de onde foram extraídas as histórias da edição.
 
Muito dos pontos negativos que havia nas edições anteriores foram resolvidos, como por exemplo, os textos das histórias, os quais agora não precisaram ser refeitos; a data de publicação original das histórias, que mesmo não sendo a oficial, agora podemos ter uma noção provável de quando foram publicadas; as sujeiras que havia nas páginas foram resolvidas, apesar de haver uma ou outra ainda, mas nada que prejudique a leitura como antes. Uma boa observação a ser feita é a respeito do acréscimo do nome dos autores – quando não está escrito originalmente na página inicial – Leonardo os inseriu abaixo dos últimos quadros, assim o leitor não precisa voltar ao índice para identificar os artistas. Para os que se interessaram pelo zine, basta escrever para o Leonardo pelo email lsantanabr2000@yahoo.com.br. Não irão se arrepender.

 Veja também:

Arquivos HQB #2: preview da capa de Mozart Couto

Resenha: Arquivos HQB #1

Lançamento: Arquivos HQB #1

A capa do Arquivos HQB #1

Arquivos HQB #0

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web