NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: ALIENZ
Por Leonardo Santana
28/06/2007

Apesar da riqueza de possibilidades, o gênero ficção científica geralmente é um dos menos trabalhados pelos artistas nacionais e, talvez por isso mesmo, é uma grata surpresa poder ler a revista ALIENZ, com uma única HQ fechada com o título O Melhor dos Mundos Possíveis e escrita por Wellington Srbek e desenhada por Eduardo Pansica.

Em uma sociedade governada pela perfeição, simetria e ordem, Wellington Srbek nos apresenta a tentativa de se deter um “vírus fractal programado para replicar-se infinitamente” e as conseqüências desse ato. A história é muito bem escrita e cheia de ação e termos e denominações legais como “equação de ruptura realística”, “névoa gravitônica”, “matéria supersimétrica” e “esfera de gravitons”. Num plano mais profundo, são discutidos temas como a importância dada à harmonia-simétrica, a ordem e o caos na sociedade através de políticas (semi?) facistas, sobre abraçar e escrever o próprio destino e, por fim, sobre a confirmação da desordem como um fator relevante, aceitável e, até mesmo, necessário na vida de todos os seres. Isso tudo, é claro, se eu consegui entender bem o que o roteirista queria passar.
 
Em relação aos desenhos, temos mais uma ótima surpresa com o trabalho realizado pelo Eduardo Pansica, que tem um traço limpo, bonito, preciso. As personagens-irmãs Tiana-Mar e Satma-Lui, no seu traço, ficaram lindíssimas. Além disso, Eduardo Pansica conseguiu explorar com competência esse mundo fantástico e futurista que Wellington Srbek criou. O único senão de toda a história se deve a um final que foi muito poético, mas que entusiasma pouco ao leitor. Obviamente, não é algo que, nem de longe, macule o excelente trabalho produzido por esses dois talentosos artistas, mas, de alguma forma, fica-se a desejar um algo a mais no final da HQ.
 
Graficamente falando, a edição também chega a ser quase perfeita, faltando apenas uma melhor diagramação nas páginas que fazem as partes internas da capa. O texto puro e simples, embora pareça ser uma marca registrada das edições de Wellington Srbek, particularmente nessa edição de ficção científica, carecia de uma diagramação mais arrojada. De qualquer maneira, ALIENZ é uma excelente revista, com uma excelente HQ, tanto no quesito roteiro quanto no quesito desenhos, e que deve ser conhecida pelos amantes de uma boa ficção científica e, também (por que não?), de boas Histórias em Quadrinhos.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web