NewsLetter:
 
Pesquisa:

Como foi: entrega do 1º Troféu Alfaiataria de Fanzines (SP)
Por Will
26/06/2007

Diego Figueira, Cadú Simões e Zé Oliboni

E o prêmio vai para... Em clima de Oscar aconteceu, no último dia 22 de junho, a cerimônia de entrega do 1º Troféu Alfaiataria de Fanzines na Quanta Academia de Artes (como noticiado aqui). Antes de revelar quem foram os felizardos da noite, Zé Oliboni e Diego Figueira, os organizadores, contaram um pouco sobre a idéia da premiação, destacando como foram os critérios utilizados pela banca examinadora na avaliação dos trabalhos: a principal recomendação foi que deveriam julgar a todos como se fossem profissionais, o famoso “sem dó nem piedade”. É importante comentar que cada um dos participantes receberá as avaliações e conclusões dessa banca para ter como referência e também ajudar no aprimoramento do seu trabalho. Logo em seguida foi a vez do quadrinhista e designer gráfico Jorge Zugliani, o Jozz, falar sobre seu fanzine, o Zine Royale, e também sobre o seu trabalho de conclusão de curso que será publicado pela Devir, prometido para agosto próximo, segundo nos adiantou o autor.

Passando à entrega dos prêmios, o grande vencedor da noite foi o Manicomics, que levou nas categorias Melhor Fanzine, Desenhista (Lene) e Editor (JJ Marreiro), ganhou também Menções Honrosas de Melhor Desenhista (Ronaldo Mendes), Roteirista (Cristiano Lopes) e História (Feliz Natal). Quem recebeu os prêmios em nome do pessoal do Manicomics foi Octavio Cariello, um dos professores da Quanta. Como Melhor Roteirista ganhou Leonardo Santana, conhecido pela sua participação nas revistas Prismarte, A Mosca no copo de vidro, como idealizador e editor da AHQB e colunista aqui do Bigorna.net (Coluna Vertebral). Outro destaque da noite ficou por conta do trabalho do quadrinhista Shiko, da Paraíba, com seu Marginalzine, que levou o troféu de Melhor História (Flora) e o álbum Blue Note ganhou Menção Honrosa de Melhor Revista Independente. O fanzine Subterrâneo levou Menção Honrosa nas categorias Melhor Desenhista (Will e Samuel Bono) e Editor (Marcos Venceslau). A lista completa dos vencedores pode ser conferida no site Pop Balões.

Ainda houve espaço para os produtores independentes que estavam por lá falarem um pouco sobre seus trabalhos e havia também fanzines e revistas à disposição para compra. Para encerrar, foram homenageados três integrantes da banca examinadora, Nobu Chinen, Sidney Gusman e Eduardo Nasi; os outros juizes, que não puderam comparecer, foram Bira Dantas, Wanderley Felipe e Weberson Santiago. O evento terminou em clima de confraternização com a promessa de continuidade e de novidades para o próximo ano. Clique nos links abaixo para ver ampliada a foto que ilustra esta matéria (Foto 02) e mais imagens do evento.

Foto 01 - Nobu Chinen, Sidney Gusman e Eduardo Nasi foram homenageados pela participação na banca que avaliou e efetivamente deu o prêmio ao concorrentes
Foto 02 - Cadú Simões representou o fanzine Justiça Eterna
Foto 03 – Cadú, o Homem-Grilo, fala sobre suas publicações
Foto 04 – Octavio Cariello foi o representante do Manicomics e saiu “carregado” de prêmios
Foto 05 – Felipe Cunha recebe a Menção Honrosa de Melhor História
Foto 06 – Gil Tokio fala sobre o Na Bodega e promete estar na competição no próximo ano
Foto 07 – Harriot Junior apresenta a revista Cão
Foto 08 – O Homem-Nerd em carne e osso
Foto 09 – Jozz em palestra sobre o seu Circo de Lucca
Foto 10 – Leonardo Pascoal fala sobre o site de vendas Loser Graphics
Foto 11 – Marcos Vensceslau e a Menção como Melhor Editor
Foto 12 – Enquanto aguarda o início da festa o público aproveita para colocar o papo em dia
Foto 13 – O tão cobiçado troféu
Foto 14 – Will recebe a Menção Honrosa de Melhor Desenhista
Foto 15 – Zé Oliboni e Diego Figueira, os donos da festa

(fotos: Will)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web