NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Na Bodega – Colóquio Ilustrado
Por Humberto Yashima
11/05/2007

A revista em Quadrinhos Na Bodega – Colóquio Ilustrado, projetada, escrita e desenhada pelo quadrinhista e ilustrador Gil Tokio como seu Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, traz interessantíssimas experimentações visuais, utilizando esculturas, fotos e desenhos para contar uma história.

Nas outras revistas que Gil Tokio produziu na Faculdade, Tu (2004/2005) e Santo do Pau Oco (2005), experimentação e criatividade estavam presentes em tudo, da história à apresentação gráfica (Tu tem uma sobrecapa transparente que dá cor ao vestido da personagem na capa, e Santo do Pau Oco está dentro de um “livro falso”). Na Bodega foi feita com o mesmo capricho dos trabalhos anteriores, mas o resultado final é o mais elaborado dos três: uma revista de 52 páginas, no formato A5, com o miolo impresso em papel couchê e capa em serigrafia 2 cores sobre papel kraft.

O personagem principal de Na Bodega é “o primeiro ser de lixo” (uma espécie de robô montado pelo próprio autor com sucata), que surge no início da história contando sua origem em um programa de entrevistas, com direito até à tradicional banda musical – no caso, um quarteto de robôs. As experiências gráficas de Tokio estão espalhadas por toda a publicação, com o robô aparecendo na HQ em fotos e em desenhos, estes criados nas mais variadas técnicas. Um verdadeiro making of do projeto está disponível no site do quadrinhista, onde curiosos detalhes da produção da revista podem ser encontrados.

Na Bodega - Colóquio Ilustrado é uma excelente opção para os fãs de Quadrinhos que gostam de obras autorais e experimentais, completamente diferentes da esmagadora maioria das HQs de origem norte-americana à venda nas bancas brasileiras. Mais um ótimo exemplo do talento nacional, que merece ser conhecido. A revista custa R$ 11,65 (já incluídas as despesas postais) e o kit contendo Na Bodega, Tu e Santo do Pau Oco custa R$ 20,40 (também com as despesas postais incluídas); pedidos pelo e-mail gil@pingado.com.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web