NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: A Corrida do Rinoceronte
Por Humberto Yashima
06/02/2007

O que haveria em comum entre um programador de softwares brasileiro, carros “envenenados”, uma bela policial americana, um rinoceronte-fantasma, traficantes de drogas e a derrubada ilegal de árvores? A resposta está no livro A Corrida do Rinoceronte (Devir Livraria, 2006), do escritor Roberto de Sousa Causo, definido como uma fantasia contemporânea.

O romance narra a difícil adaptação do brasileiro Eduardo Câmara à sua nova vida nos Estados Unidos, onde foi trabalhar em uma empresa de softwares e tem a esperança de cumprir seu contrato de três anos. Difícil porque, apesar de ser apenas mulato, é considerado negro e maltratado pela maioria das pessoas da pequena cidade de South River, na Califórnia. Antes mesmo de conhecer a “hospitalidade” local, ele resolve comprar o seu “carro dos sonhos”, um Chevrolet Camaro z/28 1969 – um veículo turbinado que participava dos “rachas” nas redondezas.  

Em seguida Eduardo conhece a oficial de polícia Jennifer Adams, uma loura de olhos extremamente claros, e imediatamente se sente atraído pela beldade, que é a responsável pelo controle das corridas de rua e, para isso, pilota máquinas tão ou mais potentes do que aquelas que participam dos perigosos “rachas”. Outro problema na cidade é o tráfico de drogas, ampliado pelo pessoal de outras regiões que participa das corridas ilegais. Mas as coisas ficam realmente estranhas quando Eduardo começa a ver um misterioso rinoceronte-fantasma que não é notado por mais ninguém. A criatura sempre surge com um objetivo, mostrando o caminho secreto por onde os corredores chegam à cidade, a localização de uma mina perdida, ou uma jovem viciada em drogas a quem Eduardo deve ajudar.    

E esse emaranhado de situações, somado a outros eventos paralelos que também devem ser resolvidos por Eduardo, é habilmente descrito por Causo em sua obra. O autor explica em seu texto de agradecimentos que o romance teve origem múltipla, mas tudo começou no dia em que sonhou com um rinoceronte. A Corrida do Rinoceronte é “leitura obrigatória” para quem gosta de uma história bem contada e que prende a atenção do início ao fim.      

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web