NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Conan O Cimério – Volume I
Por Eloyr Pacheco
22/08/2006

Quando soube do lançamento deste livro não sosseguei até que um exemplar chegou às minhas mãos. Eu sempre fui fã declarado de Conan, especialmente a fase inicial do personagem desenhada por Barry Windsor-Smith. Mesmo as pouco cuidadas revistas de Conan publicadas pela Bloch Editores (com aquelas cores “quentes”) eu guardo entre as minhas preferidas. Mas eu confesso que nunca havia lido um dos contos de Robert E. Howard.

Conan O Cimério – Volume I (296 págs., formato 16 x 23 cm), foi publicado pela Conrad com o cuidado que a obra merece. O capricho da edição salta aos olhos, não só pela atenção dada para a parte gráfica (capa plastificada, logo em relevo e com aplicação hot stamp, e cor especial metalizada na imagem), mas também pelo carinho na parte editorial (as ilustrações de Mark Schultz - sempre bem impressas - no lugar certo permeando e dividindo os capítulos naturalmente). A atenção ao livro foi tão grande que os editores convidaram para traduzir a edição Claudio Carina, que por anos cuidou dos títulos do Cimério de Bronze na Abril e, ainda hoje, colabora nas publicações produzidas pela Mythos Editora. Parece ser uma escolha natural, mas, que se não fosse o capricho já mencionado poderia passar despercebida e alguns “desastres” terem ocorrido, o que não é o caso.

A edição abre com o prefácio escrito pelo ilustrador Mark Schultz, que narra sua experiência em capturar em imagens a obra de Howard depois de um ano e meio de trabalho, e com a introdução intitulada A Era de Conan O Cimério – As aventuras originais do maior herói de espada e feitiçaria de todos os tempos, assinada por Patrice Louinet, ambos escritos em 2002. Entre os contos publicados neste volume, na ordem em que foram escritos pelo autor, vale destacar como leitura obrigatória A Fênix na Espada, de dezembro de 1932 (no livro o leitor também encontrará a primeira versão do conto); A Torre do Elefante, de março de 1933, e A Rainha da Costa Negra, de maio de 1934. A partir da página 221 estão os apêndices: Notas sobre os vários pontos da Era Hiboriana (Aquilônios, Gunderlandenses e Cimérios); A Era Hiboriana; Nomes e Paises Hiborianos; Mapas da Era Hiboriana; Sinopses; Gênese Hiboriana – Notas sobre a criação das Histórias de Conan (por Patrice Louinet) e Notas sobre os textos originais de Howard.

Conan O Cimério – Volume I é um verdadeiro tratado sobre Conan, que ajuda a compreender este rico e complexo personagem que faz muito sucesso nas Histórias em Quadrinhos. Também considero a edição um verdadeiro guia de criação de personagem para aqueles que desejam fazer uma incursão nesta área.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web