Chega às lojas e locadoras uma seleção de filmes e séries bem bacanas da Universal Pictures, entre eles a edição de especial de Assassinato em Primeiro Grau, A Sangue Frio e Farenheit 451 e o episódio piloto de Monk. Veja abaixo mais detalhes de todos os lançamentos.
Nas locadoras
Doom – A Porta do Inferno (Doom, 2005) – Ficção científica baseada na famosa série de jogos para computador e dirigida por Andrzej Bartkowiak, tem como pano de fundo uma estação espacial em Marte. Durante uma pesquisa, eles descobrem um portal que abre o caminho para seres do inferno. Logo, uma legião de criaturas aterrorizantes espalha-se pela estação em busca de suas presas. A tragédia coloca todos em quarentena e os únicos autorizados a entrar e sair do lugar fazem parte do Esquadrão Tático de Resposta Rápida, uma equipe de fuzileiros navais espaciais, armados até os dentes, com poder de fogo suficiente para neutralizar o inimigo. Agora, Sarge (Dwayne “The Rock” Johnson), Reaper (Karl Urban) e seu grupo precisam usar todas as armas das quais dispõem para eliminar esses monstros.
A Sangue Frio (The Ice Harvest, 2005) – Após uma tempestade de gelo em plena noite de Natal, a Wichita fica completamente isolada. O que não é muito bom para Charlie Arglist (John Cusack). Afinal, ele, o advogado da máfia de Wichita, e seu repugnante sócio, o vigarista Vic Cavanaugh (Billy Bob Thornton) acabaram de embolsar, com muito sucesso, US$ 2 milhões do chefão da Cidade do Kansas, Gerard (Randy Quaid). Mas o verdadeiro prêmio para Charlie é a bela Renata (Connie Nielsen), gerente do Clube de strip-tease, Sweet Cage. Charlie pretende sair da cidade com a bela Renata e todo o dinheiro, mas a tempestade pode colocar seu plano por água abaixo. A Sangue Frio é o terceiro filme no qual John Cusack e Billy Bob Thornton atuam juntos; os anteriores foram Floundering, em 1994, Alto Controle, em 1999.
Nas lojas
Nanny McPhee – A Babá Encantada (Nanny McPhee, 2005) – Com direção de Kirk Jones, o filme infantil acompanha a história de Cedric Brown (Colin Firth), um triste e nostálgico viúvo que acaba de perder sua esposa. Como se não bastasse a dor da perda, ele agora tem a missão de cuidar sozinho de seus sete filhos. Os pestinhas aprontam tantas travessuras que várias babás já se demitiram e abandonaram a casa. A vida da família muda com a chegada da nova babá, Nanny (Emma Thompson). Além de muito competente, ela possuiu poderes mágicos capazes de dar um jeito nessa complicada situação. Porém, tudo piora depois que a tia que sustenta a casa exige que Mr. Brown se case até o final do mês, caso contrário ele ficará cheio de dívidas e sem as crianças. A produção, repleta de cenários coloridos e personagens fantásticos, lembra muito o clássico Mary Poppins.
Monk (Monk, 2002) – Os fãs da série não podem deixar de acrescentar esse DVD à sua coleção. Pela primeira vez, é lançado o episódio piloto de Monk, que foi ao ar em 2002 nos Estados Unidos. Adrian Monk (Tony Shalhoub) era considerado um dos melhores detetives da polícia de São Francisco, sendo conhecido pelos métodos nada convencionais na hora de solucionar os casos complicados que caíam no departamento. Porém, após o assassinato de sua esposa, um crime que não conseguiu solucionar, Monk ficou arrasado e se tornou um obsessivo-compulsivo. Isso fez com que ele tivesse medo de praticamente tudo: germes, altura, multidões, e até mesmo leite. Sua condição psicológica lhe custou o emprego e continua impondo grandes desafios no seu dia-a-dia. A comédia é um enorme sucesso de audiência e já recebeu diversos prêmios e indicações. Atualmente encontra-se em sua quarta temporada, exibida no canal por assinatura Universal, todas as quartas, às 23h30.
Pânico no Deserto (Reeker, 2005) – Dirigido por David Payne, esse thriller de terror conta a história de cinco estudantes que cruzam o deserto para participar de uma rave, que tem tudo para ser a melhor festa da temporada. Eles são o irresponsável Trip (Scott Whyte), seu grande amigo Nelson (Derek Richardson), a simpática Cookie (Arielle Kebbel), a séria Gretchen (Tina Illman), e seu colega Jack (Devon Gummersall). Porém, o que nenhum deles sabe é que Trip está levando drogas para a festa. Quando Gretchen descobre, decide dar meia volta com o carro a fim de deixa o rapaz no hotel em que haviam passado a noite. Ao chegarem ao local, tudo está modificado e abandonado: não há viva alma na cidade, gasolina, nem telefone que funcione. Sem ter como se comunicarem com alguém ou sair dali, coisas misteriosas e assustadoras começam a acontecer. Aos poucos, eles descobrem que a região funciona como uma espécie de ligação entre o mundo dos mortos e dos vivos. Agora eles estão isolados e apenas uma pessoa poderá ajudá-los a sair dessa.
Revelations (Revelations, 2006) – Sofisticada série dramática criada por David Seltzer (roteirista do filme A Profecia), explora um universo repleto de intrigas religiosas no estilo do livro O Código da Vinci, do escritor Dan Brown e que recentemente virou filme dirigido por Ron Howard estrelado por Tom Hanks e Audrey Tautou (de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain). Exibido originalmente como uma minissérie de TV, Revelations acompanha o cientista Dr. Richard Massey (Bill Pullman, de Independence Day), um professor de Harvard cuja filha foi assassinada por satanistas, e a freira Josepha Montafiore (Natascha McElhone, de Solaris). Juntos eles investigam as evidências das profecias descritas no Livro das Revelações, que estão se tornando realidade. Enquanto correm contra o tempo para evitar o apocalipse, diversos milagres surgem e são enviados do Céu e do Inferno. O maligno Isaiah Haden (Michael Massee) pretende garantir que o Exército da Escuridão vença a batalha que está por vir. A série, que conta ainda com notáveis participações especiais de John Rhys-Davies (de O Senhor dos Anéis), Tobin Bell (de Jogos Mortais), Fred Durst (da banda Limp Bizkit) e Mark Rendall (de O Interrogatório de Michael Crowe), é exibida no canal por assinatura Sony, nas quartas, às 21h.
SeaQuest: Missão Submarina – primeira temporada (SeaQuest DSV, 1993) – Espécie de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração passada no fundo do mar, a série televisiva é ambientada em 2018, uma época em que a humanidade está colonizando e explorando os recursos dos oceanos. Nessa primeira temporada, com 23 capítulos, as primeiras fazendas, minas e comunidades industriais já estão sendo instaladas. Mas, com o potencial das novas descobertas, os velhos conflitos e disputas voltam à tona e a Organização Mundial dos Oceanos Unidos (U.E.O.), designa o SeaQuest, sob liderança do capitão Nathan Bridger (Roy Scheider), para manter a paz submarina e patrulhar a última fronteira do planeta. A equipe do submarino conta com o jovem gênio Lucas Wolenczak (Jonathan Brandis) e Darwin, um golfinho inteligente, que graças a uma invenção de Lucas, consegue se comunicar com os homens. Criada por Rockne S. O’Bannon (Farscape – Uma Galáxia Distante), a série durou três temporadas, tendo um total de 58 episódios. Durante o tempo em que ficou no ar, o seriado passou por diversas modificações, a começar pelo elenco. Os personagens Crocker, Westphalen, Hitchcock e Krieg não voltaram na segunda temporada, que teve a inclusão de novos tripulantes: a Dra. Wendy Smith (Rosalind Allen), a timoneira Lonnie Henderson (Kathy Evison), o tenente James Brody (Edward Kerr), Tony Piccolo (Michael DeLuise) e Dagwood (Peter DeLuise). Já na terceira e última temporada, quando a série foi rebatizada nos Estados Unidos como SeaQuest 2032, a história se passa dez anos depois do final do segundo ano e outros personagens foram substituídos: saiu o capitão Bridger e entrou capitão Oliver Hudson (Michael Ironside). A Dra. Smith e Ortiz não retornaram.
Assassinato em Primeiro Grau – Edição Especial (Murder in the First, 1995) – Um garoto de 17 anos faz de tudo para conseguir um emprego; como não consegue, rouba 5 dólares e é preso em Alcatraz. Numa tentativa de fuga com outros prisioneiros, ele acaba sendo capturado e confinado em uma solitária por três anos, sem nenhuma roupa e banheiro, além de ser espancado constantemente pelos guardas. Ao sair, ele assassina o companheiro que o delatou, na frente de diversas testemunhas. Pelo crime, ele será julgado e sua única esperança é a defesa do inexperiente advogado público, que tenta provar que a instituição e sua diretoria são os verdadeiros culpados. O filme, dirigido por Marc Rocco, tem em seu elenco Kevin Bacon, Christian Slater e Gary Oldman.
Farenheit 451 (Farenheit 451, 1966) – Inspirado em obra literária de Ray Bradbury sobre um futuro sem livros, o filme é a primeira investida do cineasta francês François Truffaut em língua inglesa. A história tem como pano uma sociedade futurista totalitária e opressiva, na qual os bombeiros têm a missão de queimar todo tipo de material impresso, que é considerado propagador da infelicidade. Um dos designados para destruir os livros proibidos está Montag (Oskar Werner), um bombeiro casado com a fútil Linda (Julie Christie) e que começa a questionar sua missão quando conhece a bela Clarisse (Julie Christie, em um duplo papel). A moça é uma leitora compulsiva que prefere a morte a ver a destruição dos livros das de bibliotecas. Uma fábula extraordinária em que o grande vilão é própria raça humana.