Aberta na última sexta-feira, dia 14, no Rio de Janeiro, esta edição do Anima Mundi promete ser bastante "animada". Seguindo uma intensa programação, entre as atividades agendadas para esta semana, sugerimos que os interessados em Animação e Quadrinhos procurem acompanhar, pelo menos, as seguintes palestras:
Hoje (dia 19), às 19h30, na Sala de Cinema do CCBB, Ian Mackinnon, do Reino Unido, discorrerá sobre o aprimoramento técnico dos personagens do longa A Noiva Cadáver, de Tim Burton. Amanhã (dia 20), às 16h30, na sala 22 do CCBB, o americano John Canemaker, apresentará o tema A Arte e a Magia de Mary Blair, diretora dos Estúdios Disney nas décadas de 1940/50 que, entre outros, dirigiu Cinderela, de 1949, e Alice no País das Maravilhas, de 1951 (fique de olho na programação pois essa palestra também será realizada em São Paulo no dia 26 deste mês). Para comemorar o centenário da História em Quadrinhos Little Nemo in Slumberland, de Winsor McCay, John Canemaker também será o palestrante que, no próximo sábado (dia 22), no mesmo local da palestra anterior, apresentará quatro filmes desse pioneiro da animação: Little Nemo (1911), How a Mosquito Operates (1912), Gertie the Dinosaur (1914) e The Sinking of the Lusitânia (1918).
O Anima Mundi 2006 – 14º Festival Internacional de Animação do Brasil segue no Rio de Janeiro até o dia 23, próximo domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França-Brasil, Centro Cultural Correios, Cine Odeon-BR e Cinema Estação Botafogo. Em São Paulo será realizado do dia 26 ao dia 30 deste mês no Memorial da América Latina.
Para acompanhar a programação completa do Anima Mundi 2006 clique aqui.