NewsLetter:
 
Pesquisa:

Ilhas, Veredas e Buritis, de Eliane Lage
Por Eloyr Pacheco
11/04/2006

O livro Ilhas, Veredas e Buritis é um romance autobiográfico escrito por Eliane Lage, uma das mais belas atrizes do cinema brasileiro dos anos 1950 e que hoje, aos 77 anos, reside em Pirenópolis, no interior de Goiás.

Do prefácio escrito por Ignácio de Loyola Brandão: “Atriz de Caiçara, Ângela, Terra é Sempre Terra, Sinhá Moça, quatro dos maiores sucessos do brasileiro entre 1950 e 1954, ela abandonou tudo, ainda que tenha retornado em Ravina, uma tentativa de se fazer uma versão cabocla de Rebeca ou O Morro dos Ventos Uivantes. ...Esta é uma autobiografia que se insere dentro daquele gênero particular de life in progress. História de uma mulher que soube se renovar a cada ciclo, Eliane sempre olhou para seu tempo com uma visão crítica, aguda, muitas vezes distanciada, percebendo valores que não eram reais, entendendo a mistificação, a representação, o supérfluo, a vaidade”.

Caiçara foi o primeiro filme realizado pela Vera Cruz e o longa-metragem Sinhá Moça (1953), estrelado por Eliane Lage, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim e o Leão de Bronze no Festival de Veneza. O jornalista Luiz Antônio Gravatá realizou duas ótimas entrevistas com Eliane Lage que podem ser lidas em seu blog.

Ilhas, Veredas e Buritis, de 352 págs., é uma publicação da Editora Brasiliense.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web