O quadrinhista Lailson de Holanda Cavalcanti esteve no estande da IBEP na 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, encerrada dia 19, para a realização do pré-lançamento de Lusíadas 2500. A edição foi apresentada através de um preview impresso também distribuído pelo próprio quadrinhista, que passou o primeiro final de semana da Bienal trabalhando a divulgação de sua nova HQ.
Lailson declarou ao Bigorna.net que não somente se inspirou na obra clássica de Camões, mas que sua graphic novel apresentará o texto integral transposto e ambientado para o ano 2500, forma que encontrou para atrair novos leitores. No texto de introdução do preview destacamos o seguinte trecho: “Mantendo a íntegra do texto original da epopéia, o artista gráfico Lailson de Holanda Cavalcanti transpõe os cenários e ações desse clássico da literatura para o ano 2500, numa interpretação ousada e surpreendente da poesia de Luis de Camões”.
Em 2001, Lailson publicou, também pela IBEP, o livro Pindorama - A Outra História do Brasil. Lusíadas 2500 está previsto para ser lançada em maio deste ano.