 |
Fast Food - São Paulo, 1998 |
Depois de quatro anos, desde a última mostra individual em São Paulo, o pintor e artista gráfico
Zélio Alves Pinto está de volta com a exposição
Percurso e Presente. A mostra reúne cerca de 30 obras (acrílico sobre tela), a maioria inédita. A exposição está dividida em duas fases, que retratam épocas distintas, mesclando a arte com um pouco do currículo do artista.
A primeira é o "Presente", embora as peças tenham sido inspiradas no passado. São obras que guardam relação com a nossa herança visual pré-cabralina, cujas linhas e traçados remetem ao grafismo ameríndio. Para desenvolver esse trabalho, Zélio inspirou-se em imagens parietais encontradas em cavernas brasileiras e esculturas feitas em pedra. E a
segunda, identificada pelo artista como o Percurso, apresenta trabalhos antigos. São, em sua maioria, obras figurativas, pintadas no período em que Zélio esteve ausente de São Paulo, e nas quais ele retrata a face da mulher brasileira - resultado da mistura entre diversos povos. É nessa fase, ainda, que Zélio brinca com cenas do cotidiano, como nas telas Jovens Executivos, Fast Food e Alice no Metrô.
Entre as novidades que Zélio traz nesta mostra paulista estão seis Giclês - processo novo e polêmico de arte que utiliza tintas especiais e que permite impressão informatizada tanto em papel, quanto em tela. Segundo ele, esse tipo de trabalho e suas vantagens ainda são pouco difundidos no Brasil.
Serviço
Exposição Percurso e Presente
Data: até o dia 10 de setembro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 10h às 13h
Local: Bita Art Lofts - Rua Oscar Freire, 125 - Jardins - São Paulo-SP
Entrada franca
*texto final editado por Eloyr Pacheco