NewsLetter:
 
Pesquisa:

Lynn Johnston: o making of de uma tira cômica
Por Ruy Jobim Neto
04/10/2006

A cartunista canadense Lynn Johnston (foto), que criou For Better or For Worse (em 1979) para a Universal Press Syndicate, apresenta em seu site oficial o making of de uma de suas tiras, desde a idéia até o material impresso. Lynn perpassa todas as fases, explicando (o texto original está em inglês) seus métodos de elaboração e execução de um exemplar das aventuras dos seus personagens, a família Patterson. 
 
As fases em que ela divide o trabalho são: a escrita (writing), desenho (drawing), arte-final (inking), tonalidades e cores (toning) e envio ao syndicate (delivery). Muito bem ilustrado com "apliques" sobre "páginas de caderno pautado", o site apresenta sequencialmente e de forma didática, simples e com muita simpatia uma amostra prática do trabalho da cartunista que, por sua vez, não é conhecida no Brasil. O material torna-se muito útil para aqueles que estão começando no mundo dos quadrinhos. Materiais de desenho, explicações sobre letreiramento e outros detalhes são destrinchados neste making of.

Lynn, que nasceu em Collingwood, Ontario (em 1947) e cresceu na Columbia Britânica, é autora de vários livros com seus personagens, que há mais de 20 anos vêm entretendo leitores de cerca de 2.000 jornais no Canadá e nos Estados Unidos e ao longo de outros 20 países, inclusive com versões em desenho animado para TV. For Better or For Worse (algo como a frase "Na Alegria e na Tristeza", que é proferida em casamentos) trata dos Pattersons, composta de personagens extremamente simpáticos que "atuam" em tempo real. Todos fazem aniversários, têm cães de estimação que morrem, bebês que nascem, e assim por diante. Lynn foi a primeira cartunista mulher (e a mais jovem delas) a receber o prêmio Reuben, o Oscar dos quadrinhos na América do Norte.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2025 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web