NewsLetter:
 
Pesquisa:

A Banca
Por Roberto Guedes
05/11/2007

Despreocupado, o menino descia a ladeira, sem nenhum tipo de pensamento na cabeça que fosse mais sério ou importante que o fugaz desejo de ser plenamente feliz. Enquanto saltava os degraus desproporcionais da calçada, avistou, ao longe, na esquina, algo como a miragem do prazer definitivo: a banca de jornal. Apressou o passo, ou melhor, partiu em disparada, como se antecipasse alguma coisa de ruim. Chegou ofegante, ao reduto sagrado, templo maior dos colecionadores de Hstórias em Quadrinhos, no exato instante em que o jornaleiro estava a fechar seu diminuto e enferrujado estabelecimento comercial. O garoto não se fez de rogado e bradou: “Opa, moço, não fecha, ainda! Vim pegar meu gibi do Capitão Ájax!”.

O jornaleiro, um velhinho simpático que todos conheciam no bairro há anos, olhou por cima de seus óculos, e com um sorriso tristonho nos lábios, respondeu ao guri: “Ah, sim, àquela revistinha que você compra todo mês, não é? Ela está bem aqui, tome.” – o menino, eufórico, pegou o exemplar e começou a folheá-lo avidamente. Com toda a certeza, não há cientista ou psiquiatra no mundo que possa descrever ou sequer compreender o que se passa na cabeça de um garoto naquele átimo de segundo entre o folhear de uma página para outra, mas o velhinho parecia compreender, ao menos, o que se dava no pequeno e pulsante coraçãozinho do menino – talvez, devido, aos longos e cansativos anos de vida que lhe deram tantas experiências e uma sapiência inigualável –, e comentou: “Será que o Capitão Ájax vai se dar bem desta vez?”.
 
O rapazinho olhou para o ancião e disse desconsolado: “Ah... duvido! Ele até pode derrotar o vilão, mas no final, a mocinha sempre pensa mal do Capitão e ele acaba sozinho...” – em seguida, fez menção de pegar o dinheiro no bolso do calção, mas o bom velhinho disse: “Vamos combinar uma coisa: vá pra sua casa e leia a revista. Se o herói ficar com a mocinha no final da história, você volta aqui e me paga. Mas se a má sorte do Capitão Ájax continuar, você só retorna o mês que vem pra pegar a nova edição. E ficamos assim. Você só me paga pela história em que haja um final feliz, tá bom?” – o menino não entendeu muito bem, mas concordou. E foi para casa ler a nova história de seu herói favorito.

Mal o dia raiou, lá veio o garotinho descendo a ladeira e com o seu exemplar do Capitão Ájax na mão. Mais uma vez, saltava por sobre os buracos e degraus da calçada com uma agilidade e destreza dignas dos maiores super-heróis. Mas o que chamava a atenção de todos na rua eram os gritos de alegria do pirralho: “Ele se deu bem! Ele ficou com a mocinha no final!” – porém, à medida que se aproximava de seu destino, notou um movimento estranho na esquina em que deveria estar a banca. Ao chegar perto, viu que a mesma não se encontrava mais ali, e que em seu lugar estavam trabalhadores da prefeitura destruindo a calçada com suas britadeiras. Na parede do bar da esquina, uma placa com os dizeres: Em breve: passarela – Mais uma obra da prefeitura para o conforto de sua população. Durante o mês que se seguiu, o desesperado menino procurou seu amigo jornaleiro por todas as esquinas do bairro, até que, finalmente, ficou sabendo por um vizinho, que o jornaleiro falecera.
 
A notícia foi um choque para o pequeno colecionador, que se trancou no quarto para lamentar e praguejar: “Que adianta o progresso se os sonhos morrem?” – durante horas ele ficou ali, desconsolado, olhando para o teto, mas, estranhamente, sem vontade de chorar. Assim que o dia começou a nascer e os raios fulgurantes da manhã entraram por suas cortinas tremulantes devido à brisa matinal, alguma coisa o impeliu a folhear uma vez mais seu exemplar do Capitão Ájax. Só que, desta vez, ele se concentrou na última página, na parte do expediente e da imagem do herói que ele não havia reparado antes, tão eufórico que havia ficado com o final feliz da história. Na tal imagem, o balão do personagem dizia: “”Meu amigo, este é o último número da revista. Infelizmente, as vendas caíram tanto que ficou inviável continuar publicando o gibi. Me despeço com o coração apertado, pois sei que você se manteve fiel ao meu lado na busca da verdade e da justiça... e sempre torcendo por mim. Apesar do fim de minhas aventuras, espero ficar eternamente presente em seu coração, inspirando você a fazer o que é certo, levando a felicidade a todos à sua volta. Fica com Deus, e um forte abraço do seu chapa... Capitão Ájax!

Enfim, as lágrimas chegaram, e com uma maturidade pouco comum a alguém da sua idade, o garoto compreendeu que a felicidade não pode ser comprada tampouco ser transferida para objetos, pessoas ou lugares – pois uma hora tudo isso poderá ser tomado de você.

Exceto os sonhos...

 Do mesmo Colunista:

Como fazemos nossas HQs

Nos tempos do Clube do Bloquinho

O futuro dos gibis depende de você, meu chapa

DUM SPIRO, SPERO ou: Uma alegoria “imaginada”

Impressão sob demanda – A futura tendência?

Responsabilidade e Poder nos Quadrinhos

Eu tive um sonho

A nova e a velha cara da HQB – parte II

A nova e a velha cara da HQB - parte I

Registro Geral: Todas as Colunas

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web