NewsLetter:
 
Pesquisa:

Animal racional, vilão irracional
Por Dark Marcos
13/03/2011

Um inimigo inusitado surgia nas aventuras do Flash em maio de 1959. Criado pelo escritor John Broome e pelo desenhista Carmine Infantino, Grodd não só figuraria como um dos mais poderosos e inteligentes inimigos do herói como também um dos mais bizarros. Leve-se em conta que o Flash tem, até hoje, uma galeria de vilões no mais tradicional estilo da palavra, mas toda regra...

A história da primeira aparição de Grodd começa como uma boa história da Era de Prata deveria ser, com uma nave ultratecnológica, saída da África (!), invadindo não só os céus, mas o mar e até mesmo o subsolo. Em velocidade que se equiparava até mesmo a do herói (inclusive com movimentos tão fantásticos e impossíveis quanto este), o objeto “corredor” não identificado trazia o suspense de ser de alguma espécie de alienígena.

Como história paralela, temos o drama de um ator, amigo de Barry Allen (a identidade secreta do Flash), que demonstra estar estressado com o próprio trabalho, onde tem interpretado seu papel em uma roupa de gorila. O profissionalismo do ator dá veracidade a interpretação, a ponto da platéia aplaudir por realmente se parecer um gorila em movimento. Acontece que, em uma das últimas apresentações, ele foi atingido em seu camarim e jura que não se apresentou. O público no entanto, está mais impressionado ainda por seu trabalho, justamente quando ele não o fez. O ator chega a conclusão que há algo errado com sua cabeça, talvez devido ao cansaço, e pede a presença do amigo Barry para desabafar um pouco. E esse drama tem ligações com a história principal.

Voltando para a nave alienígena, que já tem intrigado Flash, principalmente por conseguir escapar até mesmo de sua velocidade, é revelado que seu ocupante realmente não é humano. Muito menos alienígena. O ocupante é ninguém menos do que um gorila!!!!

Gorila Grodd, como fica sendo conhecido, é um gorila que pensa e fala como um ser humano. Na verdade, pensa muito mais do que muitos seres humanos, uma vez que seu gênio científico é capaz até mesmo de criar a nave que o trouxe. Mais ainda: o vilanesco “animal” tem poderes mentais que o auxiliam em sua empreitada.

A origem de Grodd remete a África, onde existe a Cidade Gorila, local onde alienígenas fizeram experimentos com os gorilas locais, evoluindo-os até um estágio de inteligência acima do que a humanidade havia alcançado. Lá, outros gorilas administravam o local, sendo Grodd uma espécie de vilão que sonhava em conquistar o reino.

Grodd vem até os Estados Unidos afim de roubar os segredos reais do Rei Solovar, um outro gorila avançado que havia sido capturado e preso a um zoológico. Solovar, após ser atacado pelo vilão, foge de sua jaula e vai até o encontro de Flash, explicando sua situação e revelando os planos de Grodd. A cena onde Solovar invade a casa de Barry Allen (animais tem instintos apurado e ele é capaz de deduzir/seguir a identidade secreta do herói) é algo que lembra vários desenhos animados onde um gorila invade a casa do protagonista. E gorila é tudo igual, Grodd e Solovar, para Flash, nada mais são do que isso mesmo: gorilas. Mas o intelecto e gentileza do Rei da Cidade Gorila conseguem se explicar antes que haja algum confronto.

Orientado por Solovar, Flash vai até a Cidade Gorila e derrota Grodd (que já havia tomado o trono) facilmente. O Rei pede ao herói que guarde segredo sobre o local fantástico e inicia-se uma grande amizade entre os dois.

Grodd era isso, nada mais que um gorila. Não tinha uniforme colorido de vilão, não tinha sequer um visual diferente do que é um gorila. Mas se tornou um dos mais perigosos vilões do universo DC.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web