NewsLetter:
 
Pesquisa:

O Ogro, projeto transforma HQ de Shimamoto em animação
Por Matheus Moura
14/03/2011

Hoje estreia o blog do curta de animação O Ogro, baseado na HQ homônima de Julio Shimamoto e Antônio Rodrigues, publicada originamente na revista Calafrio # 27 (1984). O projeto é idealizado por Márcio Júnior e Márcia Deretti com patrocínio da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira e do Governo do Estado de Goiás. A animação possui pouco mais de sete minutos e, de acordo com Márcio, será lançada entre maio e junho deste ano.

No blog é possível assistir a pequenos trechos da animação, bem como o processo de adaptação de quadros e outras curiosidades. Para acessá-lo clique aqui.

Abaixo o produtor e idealizador Márcio Júnior conversa com o Bigorna a respeito da produção.

Como surgiu a ideia do curta?

Sou um profundo aficcionado pelos quadrinhos nacionais de terror. Na minha opinião, se há um gênero tipicamente brasileiro nas HQs, este gênero é o terror. Artistas como Flavio Colin, Jayme Cortez e o genial Julio Shimamoto, possuem uma obra absolutamente original, que não encontra paralelo em nenhum lugar do mundo. As histórias curtas e o preto e branco expressionista utilizados pelos nossos quadrinistas sempre me pareceram algo pronto para ser adaptado para animação. Quando eu e Márcia Deretti (minha esposa e também co-autora do filme) conhecemos pessoalmente o Shima, falei para ele dessa minha ideia e perguntei qual HQ ele gostaria de ver transformada em desenho animado. A resposta foi “o Ogro”.
 
Como está sendo viabilizado?

Com o projeto em mãos, começamos a batalhar a sua viabilização. Tentamos vários editais, até sermos vencedores do Primeiro Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo de Curta Metragem.
 
Qual a intenção com ele?

Ganhar o Oscar de Melhor Animação em 2012. Fora isso, que é moleza e tá quase garantido, a intenção de O Ogro é mostrar que existe uma tradição no quadrinho brasileiro que não deve ser esquecida e que oferece possibilidades incríveis de adaptação para a linguagem dos desenhos animados autorais. E para além disso, O Ogro é uma homenagem à carreira e à obra do mestre Shima, que ao longo de cinco décadas nos presenteou com seu traço originalíssimo em HQs memoráveis.
 
Onde será veiculado?

Onde for possível. Mas a principal janela dos curtas metragens são mesmo os festivais de cinema e temos certeza que o filme será super bem-sucedido neste circuito.

Quem participou?

Muita gente fez parte do processo de criação de O Ogro, mas o núcleo básico sou eu e Márcia na produção e direção, Wesley Rodrigues na animação, o próprio Shima na direção de arte e Dênio de Paula na trilha sonora.
 
Como foi a aceitação do Shimamoto?

Quem conhece o Shima sabe de sua modéstia e humildade. No começo ele ficou meio encabulado. No decorrer do processo, o Shima deu uma contribuição valiosíssima como diretor de arte do projeto. Agora, com o filme praticamente pronto, o Shima  tem se mostrado super feliz com o resultado atingido. Esta, com certeza, é nossa maior recompensa pelo trabalho de mais de dois anos investidos no curta.
 
Pretende fazer mais?

Com certeza! Queremos que O Ogro seja apenas o primeiro de uma série dedicada aos nossos Mestres do Terror. Já estamos desenvolvendo projetos de adaptação do Colin e do Jayme Cortez, outros gênios da HQ brasileira. Acredito que O Ogro abrirá muitas portas neste sentido.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web