NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Lucas – Uma História de Amor e Ódio
Por Cadorno Teles
21/07/2008

Caitlin é uma moça de 16 anos, idealista, curiosa e sensível. Seguindo no caminho de volta para a pequena ilha de Hale, no momento que o carro passa sobre a ponte, um rapaz lhe chama a sua atenção. Por um instante ele olha para a moça e a conquista de inteiro. Um acontecimento bem comum entre dois jovens é o mote desse segundo livro do inglês Kevin Brooks, Lucas - Uma História de Amor e Ódio (Lucas, tradução de Ryta Vinagre, Rocco Jovens Leitores, 384 páginas, R$ 42,00), uma narrativa que flui para uma densidade sensível, que consegue captar os altos e baixos da adolescência, marca do estilo desse autor que trata as pessoas comuns, com seus pensamentos e sentimentos, tão bem sintonizada com os leitores.

Caitlin vive com seu pai, Johnny McCann, em Hale, um escritor sem sucesso, alcoólatra que lamenta a morte de sua esposa em um acidente de carro, anos antes da ação da narrativa do livro, fato trágico que se propagará ao longo da narrativa. Retornava do continente, foi com o pai, buscar o irmão mais velho, Dominic, que vinha passar as férias de verão da faculdade. Narrado em primeira pessoa, pela própria adolescente, a história é envolvente, graças aos ensinamentos passados, como o confronto com a dor ou a força e a coragem para seguir o próprio coração. Em um ritmo e humor perspicaz, que não restringe o leitor somente das descrições da personagem, mas dos demais personagens de Lucas - Uma História de Amor e Ódio.

Bem descritivo, o livro usa o cenário da ilha para ambientar a trama simbolicamente, como uma extensão da própria narrativa. O jovem que Cait avista é Lucas, que dá o título ao livro, um rapaz solitário, gentil e amável, de personalidade forte e enigmática, que aparece na ilha e desperta a curiosidade da mocinha, além de todos do lugar. Ao longo de quase 400 páginas, Cait relembra sua história com Lucas, da tarde que viu pela primeira vez, os momentos alegres que passaram juntos, as situações extremas e difíceis que aborda refletindo sobre a vida e a morte, a certeza e a dúvida, a dor e a revolta, sobre o amor e o ódio.  Principalmente no momento em que Lucas é acusado de um crime terrível, que leva o mundo da adolescente virar do avesso.

Os temas do romance são familiares: um estranho como bode expiatório, como ator reflexivo da narrativa, que ensina os outros, que tenta passar amor numa situação em que a raiva e a culpa está inserida na comunidade afastada. Brooks trata a realidade de forma tão sensível, tão honesta que coloca esse lançamento da Rocco como um dos melhores livros feitos para os adolescentes, como no próprio subtítulo diz, uma história de amor e ódio, cheio de ensinamentos e uma intensidade ímpar devido aos questionamentos levantados. Boa leitura.

O autor
Kevin Brooks
nascido em 1959, em Essex (Inglaterra). Estudou psicologia e filosofia em Birmirgham  e Cultura em Londres. Trabalhando logo depois na mais variedade gama de empregos e locais, de vendedor de cachorro-quente a escriturário dos Correios, numa estação ferroviária a um crematório. Iniciou sua carreira de escritor com Martyn Pig (Numa grande emboscada, Rocco) em 2002, ganhando o Branford Boase Award 2003. Seguido de Lucas, vencedor do North East Book Award 2004, após os dois primeiros não parou de escrever, já publicando mais de nove livros, como a série do personagem John Delgado ou The road of the dead, nomeado para a Medalha Carnegie.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web