NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: A Sombra de Allan Poe
Por Cadorno Teles
01/11/2007

"Cheguei ao meu lar – não mais o meu lar –
Pois tudo se foi do que o fez meu lar"
 
 

Baltimore, 1849. Quentin Clark é um jovem advogado em ascensão, possui uma bela casa e uma sólida carreira jurídica, mas tudo o que conseguiu poderá perder após um acontecimento insólito: presencia um enterro com apenas quatro testemunhas; uma cerimônia simples, sem nenhuma palavra, nem pranto. No dia seguinte, lê a notícia da morte de Edgar Allan Poe, um escritor pelo qual é um grande admirador e com quem manteve correspondência antes daquele fatídico funeral. Logo descobre que o seu desaparecimento não mereceu nenhum destaque nos jornais locais e aquele miserável enterro que testemunhou era o de Poe. O jovem inicia assim uma cruzada para resgatar a memória de seu escritor favorito. Em sua busca, Quentin encontrará muitas questões intrigantes sobre os momentos finais da vida de seu herói, como as roupas enormes que Poe usava ao ser encontrado ou sobre o nome Reynolds que proferiu várias vezes. Ao longo de sua pesquisa, o jovem correrá perigo de vida e quando é seriamente ameaçado percebe que não poderá concluir sua investigação sozinho. A única pessoa que poderá ajudá-lo é o detetive no qual Poe se baseou para criar o seu mais famoso personagem, C. Auguste Dupin. Viaja então para a França, onde encontra duas pessoas que podem ou não ser o verdadeiro Dupin, e cada um começa sua própria investigação sobre a misteriosa morte de Poe. Os dois homens têm suas próprias razões para a realização do trabalho, algo misterioso que poderá afetar o futuro de cada um deles, como também de Quentin, Poe e do mundo.

Esse é o enredo do lançamento da A Sombra de Allan Poe (The Shadow Poe, tradução de Maria Inês Duque Estrada, Ediouro, 400 páginas, R$ 44,90) do escritor norte-americano Matthew Pearl. Edgar Allan Poe (1809-1849), célebre escritor norte-americano que deixou em suas obras o seu legado sombrio e gótico; em suas narrativas angustiantes encontramos o medo e a crueldade humana no nível mais afetado. Contudo, aos 40 anos de idade, sob circunstâncias misteriosas, foi encontrado em uma sarjeta, numa rua malvista, em Baltimore. Pálido e trêmulo. Internado no W. College Hospital, passaria a maior parte dos seus dias derradeiros num estado de semi-consciência. Tinha febre, espasmos e delírios. Morreu quatro dias depois. E até hoje, quase 160 anos depois, ainda se discute a verdade por trás da sua morte. Pearl dá sua resposta, apresentando os detalhes mais autênticos sobre os acontecimentos centenários, revelando um material inédito, com fatos, evidências comprovadas para assim conseguir abrir uma nova janela para a verdade por trás da misteriosa morte.

A pesquisa que o autor fez para este romance foi bem rigorosa, demonstrada pela ambientação social e cultural na Baltimore e na Paris do século XIX, pelo modo que é edificado um dos maiores mistérios da história literária e pela versão dos detalhes mais próximos da verdade sobre a morte do poeta. Pearl usa do mesmo artifício que usou em O Clube de Dante, onde trabalhou personagens e fatos históricos com evidências e personagens fictícios em um cruzamento entre literatura e história para compor uma verdade ficcional. Sempre mantendo o desenrolar dos acontecimentos à sombra da dúvida e em movimento, uma prova de sua capacidade de atrair a atenção do leitor. E em A Sombra de Allan Poe, a dinâmica maior está nos vilões, que interagem muito mais que no seu livro anterior e no inesperado final que agarrará sua mente como um dos sinistros contos góticos que Poe escreveu.
 
"E assim ele morreu – longe de todos
Que poderiam chorar por seu fim precoce!
Mãos estranhas lhe fecharam as pálpebras
E o levaram à sua cova anônima
 
(...)
 
Ninguém chorou ou soluçou ao fim de tudo,
Ou deteve-se um pouco no lugar sagrado;
Voltaram-se todos de novo para o mundo,
E logo nem de nome dele lembravam mais."

 
Curiosidade
Os dois Dupins do livro realmente existiram, o que se evidencia no final do livro, na seção Notas Históricas; contudo, os personagens do livro receberam seus trações da ampla lista de candidatos que apareceram ao longo dos anos.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web