NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Vapt e Vupt - Os passarinhos mais queridos dos quadrinhos!
Por Matheus Moura
06/12/2010

Acaba de chegar às lojas especializadas e livrarias de todo o país o novo livro do cartunista Marcio Baraldi, chamado Vapt e Vupt – Os passarinhos mais queridos dos quadrinhos! (21x28 cm, 52 páginas, R$ 10,00). A publicação é uma parceria entre a HQM Editora e o GRRR! (Gibi Raivoso, Radical e Revolucionário!), selo particular de Baraldi.

Quem já leu os livros anteriores do cartunista estará totalmente familiarizado com o formato: nas orelhas são contadas a trajetória do autor e dos personagens, desde a criação e primeira publicação, as mudanças de casa (revistas), até a estabilidade na Espiritismo e Ciência, da editora Mythos. Esse tipo de retrospectiva enriquece o material lido. É bom para o novo leitor ter uma noção melhor do que encontrará. Antes das HQs há as recorrentes duas introduções – cada uma possui caricaturas do autor assinadas por Bira Dantas e Luís Saidemberg. Um dos textos é de Gilberto Schoereder, editor da  Espiritismo e Ciência, o qual conta como foi o encontro com os passarinhos, com o cartunista, além de abordar a vivacidade e a relevância das tiras para a publicação e jovens leitores. A outra introdução é de Carlos Costa, editor da HQM Editora. Carlos completa o texto anterior de Gilberto, traçando um brevíssimo resumo dos trabalhos de Baraldi e lembrando o aniversário de 15 anos dos passarinhos.

Com relação as história em si. O livro é um compêndio formado por curtas HQs de uma página só. Diferente de outros trabalhos de Baraldi em que há histórias de duas, três ou mais páginas, em Vapt e Vupt não, há somente HQs de página única. Talvez esteja aí o grande charme da dupla de aves. O autor, num espaço tão limitado, consegue passar ideias ecológicas, espirituais, humanistas e, por que não, lições de vida. As “sacadas” de Baraldi, por mais simples que pareçam - e justamente por isso - , demostram um “que” de genialidade. É de se espantar tamanha flexibilidade e habilidade de Baraldi em tratar de temas totalmente diferentes entre si – seja dentro da própria série Vapt e Vupt, quanto em outros trabalhos do cartunista. 
 
Lendo o livro chega-se logo a conclusão de que não é à toa que os passarinhos sejam usados como complemento didático por professores e evangelizadores. Diferentemente de outros personagens do autor, que não se sairiam tão bem nessa área educacional, Vapt e Vupt é altamente recomendado aos pequenos leitores, seja pelo traço colorido e chamativo, seja pelos questionamentos ingênuos (como os de uma criança) de Vupt.

Em suma: Vapt e Vupt é uma leitura leve, descontraída e ao mesmo tempo crítica com relação aos momentos vividos pelas pessoas e pelo mundo, que agrada a todos independentemente da religião ou falta dela, e que é sobretudo rápida. Talvez aí esteja o maior e único problema do gibizão: tudo que é bom dura pouco.

Para conhecer mais sobre o livro e saber onde encontrá-lo visite o site oficial da HQM Editora aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web