NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Hu Quan #1
Por Humberto Yashima
20/04/2009

Hu Quan #1 (28 págs. de miolo em preto e branco, capa colorida, formato 15 x 21 cm, R$ 5,00 – incluídas as despesas postais), revista independente lançada pelo selo Júpiter II de José Salles, é a primeira parte da minissérie em duas edições criada por Fab Cruz (roteiro), Luiz Meira (desenhos e arte-final) e Douglas Felix (desenhos). A arte de capa, de Luiz Meira (desenhos), Renato Rei (arte-final) e Douglas Felix (cores), faz uma clara homenagem ao astro das artes marciais Bruce Lee (1940-1973) no filme Operação Dragão (Enter the Dragon, 1973). A série Mestre do Kung Fu, desenhada por Paul Gulacy na década de 1970, também aproveitava muito do visual de Lee para retratar o protagonista dessa HQ da Marvel, Shang-Chi. Os filmes de kung fu estavam na moda naquela época.

A arte do flashback mostrado nas quatro primeiras páginas, ilustradas por Luiz Meira, lembra muito o estilo do Mestre Jack Kirby. Meira também fez uma pin-up no final da revista, mas em estilo mais parecido com o de Douglas Felix, o desenhista do restante da HQ. A história contém todos os principais clichês do gênero “policial + artes marciais”: uma cidade amedrontada pelos homens de um misterioso chefão do crime, uma policial obcecada em limpar a cidade, um estranho que surge para trazer de volta a esperança para a população... O que não é ruim, para quem curte o gênero.

O porquê do uso da palavra chinesa Hu Quan (literalmente, Punho de Tigre) no título da história é revelado no final de Hu Quan #1. Na HQ há alguns pequenos erros de português, provavelmente de digitação, mas isso não compromete o entendimento da história, que prende a atenção até o final desta primeira parte.

 

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web