NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Watchmen - Contos do Cargueiro Negro
Por Humberto Yashima
02/09/2009

Com a chegada às locadoras do DVD do longa Watchmen - O Filme (divulgado aqui), torna-se ainda mais interessante assistir ao DVD Watchmen - Contos do Cargueiro Negro (divulgado aqui). O projeto de levar às telas a HQ Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, ficou engavetado durante muitos anos; "infilmável" diziam as más línguas. Felizmente, após o sucesso na adaptação da HQ 300 (obra de Frank Miller lançada no Brasil como 300 de Esparta pelas editoras Abril e Devir), o diretor Zack Snyder aceitou - e superou - o desafio e, devido à longa duração do filme, decidiu produzir separadamente as adaptações das duas "obras dentro da obra": a HQ Contos do Cargueiro Negro e o livro Sob o Capuz, ambas lançadas no DVD Watchmen - Contos do Cargueiro Negro.

A animação Contos do Cargueiro Negro (Tales from the Black Freighter) segue com fidelidade a HQ homônima que é mostrada paralelamente à história principal da HQ Watchmen. Gerard Butler (o Rei Leônidas de 300) empresta seu talento vocal para o protagonista da história, o único sobrevivente de um navio atacado pelo terrível Cargueiro Negro. Sozinho em uma ilha deserta, ele utiliza os corpos de seus companheiros mortos para construir uma jangada e voltar para casa antes que o amaldiçoada navio o faça. Durante sua jornada, ele passa por situações que o fazem duvidar de sua sanidade. Seria a ameaça do Cargueiro Negro real ou fruto de sua imaginação? Na HQ, a história do Cargueiro Negro é contada de forma fragmentada, fazendo parte da narrativa da HQ principal. Narrada ininterruptamente, perde um pouco de seu impacto, apesar do belo trabalho de animação.

Sob o Capuz (Under the Hood) foi filmado como um documentário fictício, com a participação de vários dos atores de Watchmen - O Filme. Com estética de um antigo programa de TV, narra a trajetória do primeiro Coruja e do grupo Minutemen. O apresentador entrevista alguns dos heróis, como o próprio Coruja - autor do livro Sob o Capuz - e a primeira Espectral, que contam detalhes de seus antigos dias de combatentes do crime. O programa é muito bem feito, com fotos e "cenas de arquivo" dos Minutemen. Além dos dois especiais, o DVD traz como Extra um ótimo making of sobre a produção de Contos do Cargueiro Negro e Sob o Capuz. O outro Extra é o curioso Watchmen - A Animação. Capítulo 1 (Watchmen Motion Comic), que é uma "animação" (entre aspas porque a animação é mínima) feita com a arte da graphic novel. Após assistir o DVD, chega-se à conclusão de que a versão para cinema de Watchmen é um projeto tão complexo quanto a HQ que o originou. O ideal é assistir Watchmen - O Filme e depois Watchmen - Contos do Cargueiro Negro para se ter uma "experiência completa".

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web