NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os Dez Melhores Quadrinhos para Floreal
Por Marcio Baraldi
15/05/2011

Depois que o Pavanelli foi embora, eu fiquei aqui me recuperando da alucinação que sofri graças ao cigarro macrobiótico do capeta que fumei. Logo começou a bater uma terrível deprê pós-alucinação! Como sou chegado apenas em tratamentos alternativos e substancias naturebas, corri para minha maleta de Florais de Bach ( ou seriam de Mozart?), e tratei de preparar um chá de extratos de flores para curar a deprê. Escolhi a Papoula,o chá de Lírio, cogumelos e a Maria Juana, misturei tudo e tomei numa tragada só! Imediatamente comecei a vislumbrar flores para todo lado, no chão, no teto, nas paredes. Vi até a Lucy no céu com diamantes! Eis que do meio das floradas surge um rosto conhecido. Era o Floreal, o alucinado cartunista suzanense (de Suzano, SP, seus chapados!), que brotou do chão tal qual um girassol gigante e me entregou sua lista com seus dez gibis preferidos. Tentei agradecer mas o girassol Floreal saiu voando e desapareceu num céu de marmelada (marmalaide skies). E eu fiquei aqui deitado, viajandão, pensando:teria sido a Flor real?!?Ou ilusória?!?Há mais coisas entre o céu e a marmelada do que supõe nossa vã psicodelia!

Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Floreal

1 - Lobo Solitário - Kazuo Koike e Goseki Kojima
O texto e o desenho dessa série são extraordinários!Confesso que ainda não terminei de ler a saga toda , mas que é uma obra-prima não tenha dúvidas!Esse sim é um quadrinho para adultos.Ler este gibi é como assistir um filme do Akira Kurosawa no papel.

2 - Gourmet - Masayuki Kusumi e Jiro Taniguchi.
Esta é outra obra-prima dos mangas.Uma HQ que fala do dia-a-dia de um homem comum. Os lugares que ele gosta, seus amores,e comidas que ele aprecia,tudo isso ele vai relembrando durante suas caminhadas pela cidade de Tóquio.

3 – MAD - por vários autores
Imagine um bando de desenhistas e roteiristas geniais,botando o mundo de cabeça pra baixo, numa revista onde nada nem ninguém é sagrado! Deus, o diabo,o vizinho da esquina, atores famosos, enfim, ninguém escapa! MAD coloca todo mundo nú, com a bunda de fora!

4 - CRÁS - por vários autores
Esta revista 100% nacional lançada pela editora Abril nos anos 70 é histórica!Era feita por uma patota duca formada por Canini,Jayme Cortez, Xalberto, Lanzelotti,Perotti, Primaggio,Herrero,etc,numa verdadeira reunião de quadrinhistas brasileiros de todo os estilos e vertentes,do Terror ao Humor.Pena que durou muito pouco, apenas seis memoráveis edições.

5 - Luluzinha e Bolinha - Marge
Um quadrinho clássico infantil.Muito copiado pelo mundo afora, mas que nunca será superado.É um belo exemplo e modelo pra quem quer fazer um bom quadrinho pra crianças.Luluzinha e Bolinha retrata as crianças como elas REALMENTE são!

6 - O BICHO - Fortuna e convidados
Genial revista underground dos anos 70, fundada e dirigida pelo saudoso cartunista Fortuna.Além do chefe Fortuna, a revista trazia outra patota sensacional: Guidacci, Nani,Luiz Gê,Laerte,Luscar,e outros.Foi na Bicho que eu li pela primeira vez Crumb,Laerte,Luiz Sá, entre outros gênios do Quadrinho Brasileiro e mundial.Uma revista histórica!!!

7 - Chiclete com Banana - Angeli e convidados
O que dizer de uma revista que reunia Angeli, Laerte, Glauco, e outras feras da época? Eram quadrinhos falando de coisas que a gente gostava e também descendo pau em coisas que a gente odiava:cantores descartáveis,jornalistas egocêntricos e mulheres taradas de plantão.Mais uma revista nacional que acabou cedo e deixou saudade e leitores orfãos.

8 - Terror Nacional - conjunto da obra
Me refiro a simplesmente TODOS os gibis brasileiros de Terror! Calafrio, Spektro, Mestres do Terror, e tantos e tantos outros que traziam histórias espetaculares de Shimamoto, Nico Rosso, Jayme Cortez, Zalla, Colonnese, Lírio Aragão,Flavio Colin, Mozart Couto,e muitos outros artistas e escritores maravilhosos.Adorava todos esses gibis não só pelos magníficos desenhos mas também pelos roteiros que escapavam do padrão norte-americano de Terror.O nosso terror tinha muito folclore, macumba, sem falar na criação do "Terrir", o Terror misturado com Humor!Um Terror realmente original e diferenciado do resto do mundo!

9 - Mônica e Pererê - de Maurício de Souza e Ziraldo, respectivamente
Essa dupla de autores foi  a que mais longe conseguiu levar o quadrinho infantil brasileiro.Merecem estar juntos nesta lista por terem criado histórias como "Mônica e os azuis",e "Pererê e a Malhação do Judas",duas HQs que abordavam os preconceitos de todos nós, acrianças e adultos.Dois clássicos da HQ nacional!

10 - Corto Maltese - Hugo Pratt
Dois quadrinhos que marcaram profundamente minha vida foram o Spirit,de Will Eisner e sobretudo o Corto Maltese, de Hugo Pratt. Corto Maltese é o meu personagem e herói preferido dos quadrinhos de todos os tempos.Suas histórias traziam muita porrada,tiroteios, aventuras,mulheres fatais , os mistérios do Oriente e do Ocidente.Enfim, ser o Corto Maltese e viver suas aventuras era o ideal de todo moleque da minha época(risos)!

 

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web