NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os Dez Melhores Quadrinhos para Moacir Torres
Por Marcio Baraldi
25/10/2010

Um moleque carequinha com um cachorrinho "salsicha" esteve aqui na redação do Bigorna esta semana. Era o pentelho Gabi, que veio trazer a lista dos dez gibis preferidos do seu caríssimo pai, Moacir Torres! O grande Moacir é um dos quadrinhistas infantis mais consistentes e produtivos do Brasil, tendo criado, além do Gabi, mais um punhado de personagens bonitos que povoam as bancas do Brasil em revistas de passatempos, quadrinhos e desenhos para a molecada pintar. Esta lista revela o aprendizado de Mestre Moacir pelo mundo dos Quadrinhos: começou com os clássicos obrigatórios como Flash Gordon e Tarzan e chegou até os bastiões do humor como Asterix e Snoopy. Humilde, reverenciou outros Mestres da HQ Infantil brasileira como Ziraldo, Ely Barbosa, Cedraz e o maravilhoso "bunker" da Editora Abril Jovem dos anos 80/90, verdadeira fábrica de excelentes Quadrinhos nacionais, que deixou muita saudade em todos, e da qual Moacir fez parte. Enfim, um listão de Mestre para Mestres. E eu ratifico tudo e assino embaixo: ao Mestres com carinho!!!


Os 10 Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Moacir Torres

1 - GIBI da RGE, com vários autores
Me lembo que quando comecei a me interessar por quadrinhos, a primeira revista que eu li foi o “GIBI” (1974-RGE), que era em papel jornal, em formato tablóide e reproduzia tiras de jornais dos mais diversos gêneros e personagens. Tinha desde Tarzan até Recruta Zero, passando por Spirit, Hagar e uma infinidade de séries ótimas. Era sensacional ver tanta coisa boa reunida numa revista só!

2 – Tarzan - Joe Kubert
Graças ao GIBI, descobri os quadrinhos do Tarzan e me interessei muito por suas HQs. Aí descobri o gibi próprio dele, editado pela Ebal (1974), cujas histórias eram desenhadas pelo grande Joe Kubert! Um verdadeiro mestre dos Quadrinhos mundiais!Gosto tanto dessa série que tenho até hoje alguns exemplares daquela época, guardados como um tesouro.

3 - Flash Gordon - Alex Raymond
Na sequência descobri o maravilhoso Flash Gordon, o maior personagem da Ficção Científica! Curtia muito também o Flash Gordon quando era desenhado pelo espetacular Alex Raymond, um dos maiores artistas de HQs de todos os tempos! Um clássico obrigatório para qualquer um!

4 - Homem-Aranha - Gerry Conway e Ross Andru
Ainda em 1974 comecei a colecionar a revista do Homem-Aranha, editada pela EBAL, que na época era desenhado pelo ótimo Ross Andru. Foi uma fase muito agitada, criativa e divertida do personagem. Ótimos vilões, ótimos personagens secundários e histórias memoráveis pra garoto nenhum botar defeito! Grande Ross Andru, que Deus o tenha!

5 – Asterix - Goscinny e Uderzo
Quando comecei a desenhar profissionalmente, passei a curtir muito as histórias de Asterix, o gaulês. Aquilo é muito bom e precisa ser lido por todo quadrinhista ou aspirante a profissão. Asterix é uma verdadeira escola de como fazer ótimos Quadrinhos!

6 - Snoopy - Charles Schulz
Comecei a travar contato com humor e descobri a revista do Snoopy. Era muito legal!Adorava as trapalhadas daquela turminha e  as tiras bem sacadas feitas pelo desenhista Charles M. Schulz. Um verdadeiro clássico do humor inteligente!

7 – Pererê - Ziraldo
Os Quadrinhos brasileiros eram os que eu mais gostava! Comecei a me dedicar aos quadrinhos infantis e passei a colecionar o gibi do Pererê, do Ziraldo. Sempre fui fã do meu amigo e mestre Ziraldo, me inspirei no trabalho dele para poder chegar ao meu estilo atual.

8 - Turma do Cacá - Ely Barbosa
O saudoso Ely Barbosa, outro grande mestre e amigo meu, era muito interessante e diferente dos outros quadrinhos! Tinha um estilo gráfico e um universo todo próprio, muito pessoal e criativo. Adorava seus personagens da Turma do Cacá, muito divertidos e simpáticos. E foi o Ely que me deu bons toques profissionais que eu utilizei na Turma do Gabi!

9 - As Aventuras dos Trapalhões - Gustavo Machado, Rogério Soud, Paulo Borges e outros
Tenho muito orgulho de ter participado dessa revista, em que fazia as artes finais. Eram histórias bem engraçadas, sempre parodiando filmes e séries famosas como Jurassic Park, Robocop e Indiana Jones. E o mais interessante é que tinham vários artistas diferentes envolvidos  e com isso as HQs ficavam bem originais e diversificadas. Ótima época para o Quadrinho Nacional!

10 - Turma do Xaxado - Cedraz
E mais recentemente comecei a colecionar a revista da Turma do Xaxado, do meu amigo e grande artista Cedraz. Gosto das histórias dele, pois falam muito do folclore do nosso país, bem como da realidade do povo brasileiro. Um Quadrinho genuinamente brasileiro!

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web