NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os Dez Melhores Quadrinhos para Edvanio Pontes
Por Marcio Baraldi
13/09/2010

Quem chegou chutando a porta da redação do Bigorna esta semana foi o revoltadíssimo Coelho Puto, personagem hilário e infame do quadrinhista cearense Edvanio Pontes. O escroto leporídeo veio trazer, com sua delicadeza habitual, a lista dos dez gibis preferidos de seu criador. Pudemos constatar então que, apesar de escrever roteiros escrachados e cheios de humor negro, na hora de ler, Edvanio prefere mesmo é um gibi cabeça e também de terror, com muito sangue jorrando. Seus autores preferidos sãos os clássicos do quadrinho adulto moderno: Eisner, Miller, Moore, Ennis. A boa surpresa foi o ótimo livro sobre a invasão da Palestina, de Joe Sacco! Será que o Coelho Puto não podia ir até lá arrebentar uns tanques israelenses?!

Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Edvanio Pontes

1 - Cavaleiro das Trevas - Frank Miller
Um divisor de águas pra mim! Até então eu só conhecia o quadrinho comercial comum até um amigo me emprestar um encadernado de O Cavaleiro das Trevas (ainda da Abril). Eu nunca tinha lido nada igual e isso me deixou bastante impressionado! Frank Miller destila um texto cru com uma arte bem servida, sendo seguido pelos talentos de Klaus Janson e Linn Varley e nos mostrando um Batman velho, ensandecido com sede de justiça.

2 – Watchmen - Alan Moore e Dave Gibbons
É a HQ definitiva na mudança de comportamento dos criadores de Histórias em Quadrinhos! Alan Moore consegue mostrar categoricamente que uma história gráfica pode ser tão forte quanto um filme concorrente ao Oscar. Uma das melhores obras que já li e que definiu por completo minha forma de pensar em quadrinhos. Dave Gibbons entrega a arte certa para o trabalho.

3 - V de Vingança - Alan Moore e David Lloyd
Soberbo! Esta obra de Alan Moore e David Lloyd extrapolou todas as minhas expectativas. Um texto sem igual, com uma trama forte, em que o verbo se mostra mais forte que a imagem. Surreal eu diria, mas tão pesado quanto a realidade em que vivemos hoje em dia, mesmo que a obra tenha sido produzida décadas atrás.

4 – Preacher - Garth Ennis e Steve Dillon
Divertido. Uma das criações mais divertidas e sacanas que já li! O material saiu de forma trágica no Brasil, mas até onde pude acompanhar, Preacher já é um clássico moderno. O texto safado de Garth Ennis cheio de violência puxado pelo traço simples, mas eficaz de Steve Dillon faz da criação uma das obras mais bem-sacadas da história dos Quadrinhos.

5 - Avenida Dropsie - Will Eisner
Ninguém conta uma história com tanta emoção como Will Eisner. Avenida Dropsie é um conto lindo sobre um lugar que surgiu de um pequeno povoado, cresceu, teve sua glória e sua derrocada e com Eisner sempre mostrando com muito cuidado como as pessoas em volta iam se adaptando as novas realidades. Aconselhado sempre.

6 - Palestina- Uma Nação Ocupada - Joe Sacco
Forte é a palavra para essa obra de Joe Sacco! Uma reportagem narrada do ponto de visto gráfico e apertando a ferida na “eterna” luta entre Israel e a Palestina. Um texto forte, com imagens fortes saem das mãos desse repórter que conta, através de quadros, como foi a sua ida até essa região tão cheio de conflitos. Uma obra fantástica!!!

7 - DC: A Nova Fronteira - Darwyn Cooke
Darwyn Cooke nos transporta a Era de Prata dos quadrinhos nessa minissérie da DC Comics. Com um traço único que nos arremete a uma época mais inocente, Cooke conta os primórdios do Universo DC em uma visão sincera, longe do estrelato que se abate nos quadrinhos comerciais de hoje em dia, cheios de grandes eventos. Uma obra ímpar!

8 - Niquel Náusea - Fernando Gonsales
Fernando Gonsales é o rei do humor com animais! É sempre muito divertido acompanhar as histórias do “ratinho” sem noção e sua turma de desajustados. Toda vez que pego alguma coisa para ler desse cara, eu rolo de rir. Até hoje nunca li nada dele que não fosse no mínimo fantástico!Gostaria que seu material fosse mais acessível e difundido.

9 – Mortos-Vivos - Robert Kirkman
Sou fã de filmes de zumbis e Mortos-Vivos é um material cheio pra mim. Venho acompanhando isso desde que a HQManiacs a colocou no nosso mercado. Robert Kirkman incorpora a ideia de George Romero e nos entrega um drama de terror com muita adrenalina. É uma obra que me agrada muito e sempre fico torcendo por mais.

10 – Goon - O Casca-Grossa - Eric Powel
Divertidíssimo! Eric Powel é o cara! O artista trouxe de volta uma linha de quadrinhos de humor, horror e aventura perdido lá no na metade do século passado. Goon é o tipo de quadrinho que quando você ler uma edição, você quer sair devorando, vendo Goon acertar cabeças de zumbis e coisas do tipo. Muito divertido e despretensioso.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web