NewsLetter:
 
Pesquisa:

Spirit
Por Gian Danton
30/08/2010

Dos heróis surgidos nos anos da Segunda Guerra Mundial, um deles se destacou não pelos poderes extraordinários ou por uniformes espalhafatosos. Spirit, criado por Will Eisner, era um herói, acima de tudo, humano. Policial dado como morto, Colt se aproveita do anonimato para resolver casos além do alcance da polícia, apenas com uma capa e um chapéu “noir”. A minúscula máscara, sugestão do editor, procurou torná-lo mais comercial, mas não lhe diminuiu o prestígio.

O Spirit era uma espécie de mestre de cerimônias de um show  pelo qual desfilavam menores abandonados, ladrões, suicidas. Gente que tem uma bela ou triste história para contar.

Uma das histórias mais tocantes era sobre um garoto que sabia voar. Proibido de sair do chão pela mãe, ele sobe, já adulto, num edifício onde o Spirit troca tiros com bandidos e começa a fazer evoluções no ar, até que uma bala o acerta. Eisner aconselha os leitores não chorarem por ele, mas pelas pessoas que não perceberam seu vôo.

Apesar dos textos impressionistas, o Spirit entrou para a  história dos quadrinhos por um motivo estético: foi o primeiro a tentar uma linguagem realmente quadrinística. O texto nunca dizia o que a imagem podia passar  e havia uma exploração muito grande das possibilidades narrativas do desenho. Eisner foi o primeiro a usar a sequência com maestria nos quadrinhos e é considerado o pai da nova geração de quadrinistas, como Alan Moore, Dave McKean, Dave Gibbons e Neil Gaiman, entre outros.

O Spirit durou de 1940 a 1952, quando a opinião pública voltou-se contra os quadrinhos, depois que o livro ‘Sedução de inocentes”, do psicólogo Frederích Werthan, os acusou de serem responsáveis pela delinqüência juvenil que florescia nos EUA. Vendo a decadência do mercado de quadrinhos, Eisner foi fazer desenhos para o exército.

Na década de 1970, Eisner voltaria aos quadrinhos, criando as graphic novels com a obra Um contrato com Deus.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web