NewsLetter:
 
Pesquisa:

Humor na Copa
Por Bira Dantas
18/07/2010

Como já é de praxe, a Copa do Mundo invadiu nossas casas e tomou nossas atenções. Claro, estou falando dos chargistas brasileiros que afiaram seus grafites, molharam seus bicos de pena no nanquim e tocaram a fazer humor com uma das maiores paixões daqui e do mundo: o futebol!

A Escola Pandora (onde sou professor de charge, cartum e caricatura) organizou uma exposição com astros do futebol brasileiro no Shopping Parque Prado, em Campinas. Show de bola!  Assisti quase todos os jogos, toquei “vuvuzela”, chutei “jabulanes” imaginárias, boicotei a Globo e o Galvão e gritei muito, ficando até rouco. Não basta desenhar, temos que torcer! E tentei cobrir uma boa parte dos jogos com minhas charges postadas no meu blog aqui e aqui na coluna. Quando o Brasil perdeu, torci por Gana, depois Chile, Argentina, Uruguai e finalmente... Espanha (ufa, pelo menos este ganhou)!

Chargeio futebol desde 1982 (quando Pelé dizia que o povo brasileiro não sabia votar, Sócrates inaugurava a Democracia Corinthiana com desenho do Henfil e dizia que tinha “marmelada” na CBF), não de forma constante, mas recorrente. No jornal Diário do Povo em 1995, junto com Dálcio e Dacosta, dividi a Seção “Jogo Rápido” que enfocava o futebol em Campinas. Assim, fiz muitos desenhos de Bugres (Guarani) e Macacas (Ponte Preta).

Em 2001, participei com duas caricaturas (Evaristo de Macedo e Edu Antunes Coimbra) na Exposição montada pelo Gual e Jal (HQMix) no Sesc SP: “Técnicos: Deuses e Diabos na terra do futebol”.
Estive duas vezes no programa da ESPN “Loucos por Futebol” (a convite de Marcela Vetillo -filha do desenhista Edu Vetillo - e Adriana Saldanha) desenhando ao vivo as Copas de 82, 94 e 98 e caricaturando Washington Olivetto e os craques do passado que fazem parte dos “legendários”. Na primeira vez fui com a minha adorável mulher - e parceira à toda prova - Claudia Carezzato, na segunda vez fui com meu amigão do peito, Elias Aredes, jornalista sindical e futebolístico, blogueiro e verdadeiro adorador do “esporte bretão”. Foi com ele e com a Livraria Pontes que montei a Exposição de Cartuns e Caricaturas “Futebol é Cultura”, no Senac Campinas, em 2004.

Voltando ao assunto da coluna, a Copa foi retratada “momento a momento” por Jal e uma turma de cartunistas da pesada, incluindo a ótima cartunista argentina/brazuca Natália Forcat aqui. Vários grafiteiros, em Sampa, deixaram a Praça da Bandeira mais futebolartística (veja aqui). Neymar e Ganso foram caricaturados pelo ótimo Soza (aqui).

Latino-América

Em países como Argentina, Chile, Uruguai e Cuba, os “hermanos cartoonistas y dibujantes” também afiaram seus grafites e tocaram a fazer humor através de blogs como dos cartunistas Nando, Ruben ou Adán (diretor da revista de Cartuns Cubanos “Dedeté”). Podemos ver outros colegas de traço rompendo as fronteiras da língua e distribuindo traços e cores para o mundo todo aqui, aqui, aqui e aqui.

Europa

Os cartunistas luzitanos mostraram que a Europa também não ficou de fora:
De “além-mar”, meu recente amigo de traço, R. Galvão (economista não praticante, que aderiu aos bonecos por brincadeira e caricaturista de "A Bola" desde 1992) fez a loucura de caricaturar todos os principais jogadores de TODAS as 32 seleções que concorreram na África! Ele me disse que foi contratado pela UOL e começou a fazer as caricas em outubro, em março estava terminando e teve que mudar vários até a convocação final. O maior sufoco foi fazer os norte-coreanos, pois não encontrava fotos na web, e muitos eram extremamente parecidos (rs) – veja aqui.

Este apesar de não estar atualizado, tem cartuns e até links para “venda de tickets para os melhores campeonatos de futebol do mundo” e o vídeo: “FIFA testa bolas e garante a forma perfeita”. Na Inglaterra mais de 100 mil “cartoons” políticos e esportivos foram reunidos numa base de dados online aqui. É um projeto patrocinado pela Universidade britânica de Kent.

Brasil: Craques do Cartum na Copa

Mais um exemplo da paixão pelo futebol: o Centro Cultural Banco do Brasil montou no Rio e em Sampa, durante a Copa do Mundo, uma exposição simultânea de cartuns, charges e caricaturas sobre o futebol e sua influência na cultura brasileira, com um timaço de onze feras: Cárcamo, Chico Caruso, Dálcio Machado, Fernandes, Gustavo Duarte, Henfil, Maurício de Sousa, Miécio Caffé, Otávio, Paulo Caruso e Ziraldo. O técnico da equipe (curador) foi o cartunista e jornalista JAL, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil com mais de 30 anos de carreira.

Em Sampa a expo foi até 18 de julho, na Rua Álvares Penteado, 112 - (11) 3113-3651 – Infos aqui.

Mais Futebol: Página de Humor “Gol” da Folha de São Paulo na década de 1980 “Os Arquivos Incríveis de João Antonio tentando marcar um gol”
João Antonio Buhrer enviou no começo deste ano uma pérola do humor com a “redondinha”:
- Já enviei para os amigos os arquivos da página de humor Gol, agora temos um depoimento exclusivo de um dos cartunistas colaboradores, o Fausto. Leiam o que tem a dizer:
"Sobre a página Gol, eu estava trabalhando na redação da Folha na época. Ela foi criada pelo Angeli, depois passou a ser produzida pelo Tarso de Castro e depois pelo Sílvio Lanceloti. Eu saí da Folha em 1985 e em 1986 eles ativaram de novo a página, por conta da Copa do Mundo de 86 no México. Não sei se com o mesmo editor. A essa altura eu já estava trabalhando no jornal Popular da Tarde (Diário Popular), justamente por conta da Copa (onde criei um personagem chamado GOLveia - O torcedor bola cheia) que durou até o final do evento. Bons tempos aqueles! Ainda guardo algumas páginas dessas edições em meu arquivo."

Mais Caricas do Bira:

 

P.S. “ERRATA”:

O argentino Cesar da Col comenta meu artigo “Mi Buenos Aires querido” (veja aqui e aqui):
“Qué lindo viaje, Bira!!! Lástima que el Museo estaba cerrada.
Pero hay un error, el Museo no es Banda Dibujada, Banda Dibujada es independiente del Museo Vaccaro, no están relacionados entre sí. Saludos desde Buenos Aires.
//bandadibujada.blogspot.com
Fundadores: Chanti/ César Da Col/ Junior/ Fabián Mezquita/ Adrián Montini/ Juan S.Valiente/ Roberto Sotelo.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web