NewsLetter:
 
Pesquisa:

Rafael Albuquerque
22/03/2006

Nascido em 1981, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Rafael Albuquerque iniciou sua carreira em 1999 ministrando cursos no Museu do Estado do RS - Margs. Apesar de sempre ter sido apaixonado pela Nona Arte, seu primeiro interesse profissional foi pela arte publicitária, onde desenhou algumas peças para agencias locais. O interesse pelas Histórias em Quadrinhos, porém, falou mais alto quando - em 2002 - decidiu dedicar-se exclusivamente ao mercado editorial.

Seu trabalho era divulgado praticamente apenas pela Internet, e foi por este meio que surgiu sua primeira grande oportunidade de trabalho. No final de 2003, a editora egípcia AK Comics pediu algumas amostras e a partir dali surgiu uma parceria duradoura e que colocou Rafael no mercado internacional. A parceria rendeu trabalhos interessantes, e a colaboração do artista (inclusive criando alguns personagens) ajudou a editora a definir a linha de atuação que exerce atualmente. Os principais trabalhos à frente da AK Comics foram Jalila, Zein e principalmente Rakan, revista na qual mais participou. Esta próspera parceria acabou gerando mais trabalho do que era possível ser feito com a estrutura que se tinha, e muitos dos trabalhos acabaram sendo terceirizados com outros artistas brasileiros.

Foi deste crescimento que surgiu o estúdio PopArt Studio, criado para qualificar a produção de Quadrinhos para o mercado exterior e, além disso, desenvolver trabalhos autorais que vinham sendo desenvolvidos cada vez mais freqüentemente. O primeiro fruto desta nova perspectiva foi o projeto Rumble in La Rambla, criado por Rafael em parceria com Felipe Ferreira, lançado pela Image Comics. Rumble in La Rambla gerou muitos elogios da crítica especializada e, a partir daí, a arte de Rafael passou a ter alguma evidência, aparecendo em veículos importantes como TV, revistas e sites especializados e, com isso, abrindo portas para novos trabalhos, como a recente parceria com a Boom! Studios, na qual Rafael vem desenvolvendo as séries The Savage Brothers, ao lado de Johannna Stokes e Andrew Cosby, escritores da série de TV americana Eureka e Jeremiah Harm, com os badalados criadores de Lobo, Keith Giffen e Alan Grant. Atualmente Rafael é desenhista da revista Blue Beetle, publicada pela DC Comics.

Visite o site oficial do artista aqui.

Biografia encaminhada pelo desenhista.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web