NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: Manual do Leitor de Gibi, de Key Imaguire Jr, editado pela Gibiteca de Curitiba
Por João Antonio Buhrer de Almeida
06/12/2010

Key Imaguire Jr. é arquiteto, professor na Universidade Federal do Paraná, e desde os anos 70 publica inúmeras crônicas de humor em jornais e revistas daquele Estado. Também é fotografo e humorista, tendo sido o idealizador da Gibiteca de Curitiba, que em setembro de 2010 completou 28 anos de existência. Consta ser a primeira gibiteca no mundo! Como podem ver, Key e um verdadeiro pioneiro no cenário do Quadrinho Nacional!

E em 1986 ele bolou esse simpático "Manual do Leitor De Gibi", com ilustrações de Flavio Colin, Luís César Bellende e Luís Antônio Guinski. Trata-se de uma cartilha contando brevemente a história do surgimento dos Quadrinhos no mundo, destacando inclusive alguns dos personagens mais conhecidos como Mafalda, Super-Homem, Fantasma, Tarzan, Príncipe Valente, entre outros, todos analisados por uma abordagem semiótica.

A cartilha também explica o método de produção de uma HQ (daquela época, lógico) e ainda traz uma retrospectiva do Quadrinho curitibano desde 1886 ate 1985. Um trabalho de pesquisa muito competente (e com certeza cansativo, considerando-se que naquela época não havia Google), que com certeza só poderia ser feito por um apaixonado pela Nona Arte como Key.

A cartilha era distribuída aos freqüentadores da Gibiteca para que todos conhecessem a importância cultural e histórica dos Quadrinhos e da existência de um local onde eles tivessem o mesmo tratamento que os livros. Enfim, um item de colecionador muito raro nos dias de hoje!

Pra encerrar, um fato curiosíssimo. Em uma de suas paginas, a cartilha traz o seguinte paragrafo:

"Hoje em dia os Quadrinhos Brasileiros tem apenas três problemas:

a) Os editores, que não sabem produzir boas revistas;
b) Os leitores, que não sabem escolher o que lêem;
c) Os autores, que abandonam os Quadrinhos para viverem de outras atividades."

Isso foi escrito há 25 anos atrás! Qualquer semelhança com os dias atuais, decerto não é mera coincidência.

Veja a galeria de imagens aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web