|
Por Eloyr Pacheco 12/07/2007 Lorde Lobo é um dos mais atuantes produtores independentes de Quadrinhos do Brasil. Ele é um dos editores da premiada publicação Areia Hostil, criador do conhecido Topman e, no momento, tem movimentado os fotologs dos quadrinhistas com um novo projeto: Penitente, de quem fala em entrevista pela primeira vez. Nesta entrevista, concedida por e-mail, batemos um papo sobre como surgiu seu interesse por Quadrinhos, a origem da Areia Hostil e sua continuidade, seus projetos e planos para seus personagens, e ainda apresentamos em primeira mão algumas imagens do Penitente. Confira. Essa imagem do Tio Patinhas mergulhando é demais mesmo! (risos) Conte-nos como foi que surgiu a Areia Hostil. Bem... durante a faculdade, fui o primeiro acadêmico das Artes de todo o Rio Grande do Sul a defender um Trabalho de Conclusão de Curso no qual o tema tratava sobre HQs (talvez já tenham pesquisado em outros cursos, mas em Artes, fui eu). Depois de formado, quis repassar o pouco que sabia adiante. Convidei um amigo, o Law Tissot, a ministrar um curso de HQs em nossa cidade, o que deu muito certo por um tempo. Mas de que adiantaria ensiná-los a produzir HQs se não teriam onde publicar?! Por isso, criamos a Areia Hostil. Depois, o curso foi ficando meio de lado e a AH passou a ser o nosso principal produto, chegando ao ponto de ser premiado como Melhor Prozine no 18º HQ Mix. Explica aí para quem ainda não sabe como surgiu esse inusitado nome... O nome Areia Hostil vem do hino de minha cidade, que começa assim: "Sobre a AREIA sempre HOSTIL, a semente, o fruto, a flor..." Demais! Isso é que é ir fundo para criar um nome, hein?! (risos) A edição mais recente foi lançada em janeiro deste ano; quando sai mais uma Areia Hostil? Sua criação mais conhecida é o Topman, não é?! Quais são seus planos para o personagem?
Nos fotologs comenta-se muito sobre o Penitente... tem fã-arte de todo mundo! Abre o jogo e conta pra gente absolutamente tudo sobre o personagem! (risos) Então, vamos por partes: como foi que você criou o Penitente? Quem é o Penitente?
Quais os quadrinhistas envolvidos no projeto? Quanto aos envolvidos, nossa! É muita gente! Das HQs que já estão prontas: Eu, Nel Angeiras, Edvanio Pontes, Mauro Barbieri e ainda contei com uma ajuda do Gerson Witte para algumas melhorias no roteiro desta primeira HQ do Penitente que citei. Mas ainda vem muita gente nas próximas aventuras do Zumbizão (como tem sido carinhosamente chamado lá pelos flogs): Rafael Tavares, PJ, Alan Yango, Marcelo Salaza, Leo Santana, Samicler Gonçalves, Israel Gusmão... E que me perdoem se esqueci alguém, mas como pode ver, a lista de colaboradores é longa! E muita gente ainda quer se juntar ao time, o que muito me honra! É bom saber que tem todos estes artistas acreditando em meu trabalho! E quando teremos uma edição do Penitente em mãos?! Na verdade, no atual momento isso não está dependendo de mim... os roteiros estão nas mãos dos artistas e eles os estão desenhando! Como todo mundo está colaborando por amor aos Quadrinhos, de graça, não posso cobrar muito! Conheço muito bem o atual cenário de Quadrinhos nacionais, e sei bem que a grande maioria não vive disso! É algo que sonho em mudar! Não vejo a hora de poder remunerar os que trabalharem comigo! Tudo isso pra dizer que não tenho uma data certa! Meus planos são para final deste ano ou início do próximo! Mas a meta é apresentar um trabalho de qualidade, leve o tempo que levar! Obrigado, Lobo, pela entrevista. Valeu! Tá brincando?! Eu é que agradeço pela oportunidade de poder estar falando sobre meu trabalho, meus sonhos e minhas realizações! Foi muito legal ter sido tão bem recebido na casa de vocês! Abraço a toda a equipe do Bigorna e aos seus internautas! O Bigorna.net agradece a Lorde Lobo pela entrevista concedida no dia 10/07/2007 |
Quem Somos |
Publicidade |
Fale Conosco
|